Cena da campanha 'Quando Harry Conhece Noel' - Divulgação/ YouTube/ Posten
Brasil

Papai Noel gay: Vereador de Ribeirão Preto volta atrás após repúdio

Autor da moção aprovada na última terça-feira, 30, André Rodini afirmou que já protocolou o cancelamento do texto

Pamela Malva Publicado em 02/12/2021, às 19h00

Na última terça-feira, 30, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou uma moção de repúdio contra uma propaganda da Noruega que apresentava um Papai Noel gay. Nesta quinta-feira, 2, entretanto, o vereador André Rodini, autor do texto, voltou atrás.

Acontece que, pouco depois de ser aprovada por 6 votos a 5, a moção foi amplamente criticada nas redes sociais, principalmente pelo fato da campanha natalina nem ser brasileira. Em entrevista ao site A Cidade On, Rodini afirmou que iria retirar a moção.

Para o vereador do Partido Novo, as pessoas entenderam a questão — que chegou a ser o assunto mais comentado no Twitter Brasil — da forma errada. Nesse sentido, Rodini afirmou que “não quer criar muros" e sim "pavimentar o caminho para o diálogo".

A moção não é uma crítica a homossexualidade. O Papai Noel é um personagem infantil, tem uma imagem pueril. Não pode ser sexualizado", explicou Rodini. "Não foi uma moção homofóbica.”

Diante da polêmica, o vereador protocolou um pedido de retirada da moção, que deve ser votada nesta quinta-feira, 2. A sessão da Câmara Municipal começou por volta das 18 horas e, segundo o site A Cidade On, deve contar com a presença de movimentos que defendem causas LGBTQI+.


A polêmica campanha

Para celebrar os 50 anos do fim da lei que proibia que pessoas do mesmo gênero se relacionassem, a companhia de correios da Noruega lançou uma ousada campanha de Natal. Com o nome de “Quando Harry Conhece Noel”, o vídeo mostra as visitas anuais do bom velhinho à casa de um homem gay de meia idade, que sempre é interrompida pela obrigação da figura natalina de presentear outras pessoas. 

Assim, Harry envia uma carta ao Polo Norte explicando tudo que deseja ganhar neste ano: “Querido Papai Noel, tudo o que eu quero de Natal é você”.

Num primeiro momento, o rapaz acaba se decepcionando ao atender a campainha e ver que uma carteira está com seus presentes esse ano. Mas ao voltar para dentro de casa, ele se surpreende com a visita natalina. 

 Arranjei uma mãozinha este ano para que eu possa ficar com você", diz Papai Noel antes de beijá-lo.

Veja o vídeo!

Brasil Noruega Natal notícia bizarro campanha vereador Ribeirão Preto LGBTQIA+ Papai Noel Gay

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!