Povo em luto no Paquistão - Getty Images
Paquistão

Paquistão condena 6 homens com a pena de morte

Foram condenadas dezenas de pessoas em crime classificado como 'vergonha do país' para primeiro-ministro, confira

Alan de Oliveira | @baco.deoli Publicado em 20/04/2022, às 09h30

Nesta segunda-feira (18), um tribunal paquistanês condenou a pena de morte para 6 homens, além de dezenas de prisões, pelo assassinato brutal de diretor de fábrica no Sri Lanka a quem acusavam de 'blasfêmea'.

Ataque ocorrido em Sialkot, no dia 3 de dezembro, causou revolta na população do país. O até então primeiro-ministro Imran Khan, classificou o dia como “vergonha para o Paquistão”.

Segundo a promotoria do caso, 88 das 89 pessoas acusadas durante as sessões, foram condenadas, sendo 6 de morte e 9 à prisão perpétua. O restante, acarretam penas de 2 até 5 anos.

"A equipe da promotoria trabalhou muito para apresentar seu caso ao tribunal e chegar a esta sentença", disse à AFP Abdul Rauf Wattoo, o promotor principal. "Estamos satisfeitos com o resultado", acrescentou.

No momento do crime, um policial disse que ouviu rumores no local, de que a vítima teria arrancado uma faixa religiosa e jogado no lixo.

Repercussão do crime

Estão circulando diversos vídeos que supostamente mostram as agressões à Diyawadana. Em outros, é possível ver até o corpo em chamas.

As organizações de direitos humanos do país e do mundo todo, classificam o ato como uma intolerância religiosa e que a justificativa de 'blasfêmia', é sempre muito utilizado em ataques motivados por vingança e ódio.

Religião História julgamento morte prisão Paquistão condenação pena

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada