Imagem ilustrativa de uma viatura da Polícia Federal - Divulgação/Polícia Federal
Brasil

Pará: Veja o que se sabe sobre os corpos encontrados em barco à deriva

O Ministério Público Federal irá investigar o mistério da embarcação encontrada com corpos em estado de decomposição no estado do Pará

Redação Publicado em 15/04/2024, às 17h44

Neste sábado, 13, um grupo de pescadores encontrou corpos em um barco à deriva na barra do Quatipuru, próxima à praia de Ajuruteua, no nordeste do Pará. Em nota, a Polícia Federal disse que foi acionada e que o ocorrido está sendo investigado. 

Ainda segundo a PF, exames médico-legais e outros procedimentos para identificar todas as vítimas serão conduzidos, seguindo o protocolo internacional de identificação de vítimas de desastres da Interpol (DVI). Até o momento, não há uma estimativa precisa do número de corpos a bordo da embarcação nem informações sobre a nacionalidade do barco e das pessoas a bordo.

A equipe de peritos criminais da Polícia Federal no Pará irá trabalhar com conjunto com a equipe precursora de DVI da PF, composta por peritos criminais federais e papiloscopistas policiais federais do Instituto Nacional de Criminalística (INC) e do Instituto Nacional de Identificação (INI), sediados em Brasília.

Além disso, o resgate recebeu apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Marinha, da Guarda Municipal, da Defesa Civil Municipal, da Polícia Científica do Estado e do Departamento Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito (DEMUTRAN).

Investigação

Após o encontro dos corpos, o Ministério Público Federal (MPF) anunciou a realização de duas investigações para apurar o incidente envolvendo a embarcação encontrada com corpos em estado de decomposição, conforme repercutido pelo Correio Braziliense. 

O procurador-chefe do Ministério Público Federal no Pará, Felipe de Moura Palha, pediu a instauração de uma investigação tanto na esfera criminal quanto na esfera cível, que será conduzida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, um órgão do MPF voltado à defesa dos direitos humanos.

Uma investigação criminal foca em eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal de autores. A investigação cível concentra-se em questões de interesse público e na proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes", disse o MPF em nota.
Brasil Embarcação vítimas Pará investigação barco corpos Decomposição

Leia também

Vaticano altera regras para investigações de supostos 'fenômenos sobrenaturais'


Após morte de Diana, esposa de John F. Kennedy Jr. tentou convencê-lo a falar com os filhos da princesa


Homem é morto por policiais após tentar atear fogo em sinagoga na França


Mais de 11 milhões de pessoas não sabem ler e escrever no Brasil, aponta censo


Aos 99 anos, dentista mais velho do mundo continua trabalhando no Japão


Após 8 anos, cientistas desvendam mistério de 'borboleta gigante' no espaço