Parte de estátua de Ramsés II descoberta recentemente e busto do antigo faraó - Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades / Foto por Rama via Wikimedia Commons
Arqueologia

Parte de estátua de 7 metros de Ramsés II é descoberta no Egito

Parte superior de estátua gigante do faraó Ramsés II é descoberta em Minya, no Egito; ela completa parte descoberta anteriormente na década de 1930

Éric Moreira Publicado em 05/03/2024, às 11h50

Uma missão arqueológica conjunta entre pesquisadores egípcios e americanos descobriu recentemente a parte superior de uma grande estátua de Ramsés II, em escavações na província de Minya, no Egito. A descoberta recente completa um achado feito na década de 1930 da parte inferior, compondo uma estátua de 7 metros.

Segundo a Heritage Daily, a estátua foi encontrada durante escavações da antiga cidade de Hermópolis, na fronteira entre o Baixo e o Alto Egito. Na época do Antigo Império, a cidade era conhecida como Khemenu.

Vale mencionar que o nome Hermópolis foi dado pelos gregos, significando "a cidade de Hermes" (deus grego dos viajantes, do comércio e dos ladrões), pois eles associavam o culto a Thoth que ali ocorria a Hermes. Com os romanos, a cidade foi mais desenvolvida e, a partir do século 3, tornou-se um importante centro religioso.

Mustafa Waziri, Secretário-Geral do Conselho Supremo de Arqueologia, descreve que a estátua é feita de calcário e complementa outra parte descoberta na década de 1930 pelo arqueólogo alemão G. Roeder. A parte descoberta recentemente mede 3,8 metros de altura, e, quando junta à parte inferior, totaliza 7 metros de altura.

Já sua representação é de Ramsés II com uma coroa dupla e com a cabeça coberta por uma cobra-real. Além disso, na parte superior da coluna posterior existem inscrições hieroglíficas que descrevem os títulos glorificados do lendário faraó, segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.

+ Os curiosos restos mortais da rainha Nefertari, esposa de Ramsés II

Parte de estátua de Ramsés II descoberta recentemente / Crédito: Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades

 

Ramsés, o Grande

Ramsés II, também conhecido como Ramsés, o Grande, foi o terceiro faraó da 19ª Dinastia, no período do Império Novo. Ele reinou entre os anos 1279 a.C. e 1213 a.C., sendo frequentemente visto como o mais célebre faraó da história do Egito, responsável por uma série de campanhas militares e grandes projetos de construção.

+ Raio-x revela detalhes escondidos em antiga pintura do faraó Ramsés II

Múmia de Ramsés, o Grande / Crédito: Divulgação

 

Além disso, após falecer, ele mumificado e sepultado no Vale dos Reis. A múmia de Ramsés II foi descoberta em 1881, apresentando um estado de conservação bastante impressionante, sendo assim uma das descobertas mais importantes já feitas do Antigo Egito.

Egito Mundo História Ramsés II notícias arqueologia estátua

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro