Digitalização do mapa da SG Elliott encontrado na Biblioteca Pública de Nova York - Divulgação/Biblioteca Pública de Nova York
Estados Unidos

Pesquisadores encontram mapa de 5,8 mil sepulturas da Guerra Civil americana

Datado de meados de 1864, o documento havia se perdido entre os arquivos da Biblioteca Pública de Nova York e traz novas informações sobre a batalha de Antietam

Pamela Malva Publicado em 22/06/2020, às 12h30

Entre os diversos documentos da Biblioteca Pública de Nova York, cientistas descobriram um antigo mapa da Guerra Civil que havia se perdido com o tempo. Datado de 1864, o arquivo foi digitalizado pela equipe da instituição há dois anos, mas acabou esquecido.

Inicialmente, os pesquisadores procuravam por informações da batalha de Gettysburg, mas acabaram encontrando o mapa do enterro da SG Elliott. Bem detalhado, o documento mostra onde 5,8 mil militares americanos foram sepultados na época.

Com o nome dos soldados e a localização de suas sepulturas temporárias, o mapa encontrado traz novas informações sobre a sangrenta batalha de Antietam. Segundo comunicado do American Battlefield Trust, os enterros daquela época costumavam ser feitos por perto de onde os soldados caíam no conflito.

Sainda segundo a organização, “isso significa que o mapa confirma os locais onde as unidades estavam envolvidas em campo”. Mesmo que a grande maioria dos corpos tenha sido removida das sepulturas após o conflito, o documento ainda é um importante registro da história norte-americana.

Ocorrida em 17 de setembro de 1862, a batalha de Antietam ficou conhecida como o dia mais sangrento da história dos Estados Unidos. Durante o conflito, que fez parte da Guerra Civil, cerca de 23 mil soldados foram mortos, feridos ou desapareceram.

Estados Unidos Guerra Civil Americana notícias conflito batalha mapa Enterros

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna