Drones achados pela polícia - Divulgação/ Polícia da Espanha
Mundo

Polícia intercepta 3 drones submarinos que faziam o envio de drogas na Espanha

Investigações buscam entender como gangue especialista na criação de veículos agia

Alan de Oliveira | sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/07/2022, às 12h35

Em uma investigação que durou 14 meses e rendeu 8 prisões, a polícia espanhola conseguiu interceptar na segunda-feira, 4, três drones submarinos que faziam o contrabando de drogas a partir do Marrocos e chegava pelos mares do país. As capsulas de cores neutras conseguiam armazenar até 200 quilos de drogas.

Segundo a apuração do portal UOL, a ação destruiu o esquema de uma gangue com outros integrantes não achados até o momento, sendo o caso — apreensão de um veículo subaquático que faz contrabando de drogas sem ser manuseado fisicamente — “uma coisa inédita”.

“Esses dispositivos podem permitir que traficantes transportem grandes quantidades de drogas de forma remota pelo Estreito de Gibraltar", disse a polícia em comunicado à imprensa.

Os achados durante a investigação

Dos 3 submarinos achados, apenas 1 estava completo e operando, os outros estavam passando por alguns ajustes antes de começar os trabalhos. Equipados com GPS, eles poderiam ser operados por traficantes de drogas a partir de qualquer lugar do mundo, usando um dispositivo de internet tão simples quanto um tablet.

Além dos pequenos veículos, as autoridades também apreenderam 14 kg de haxixe, 8 kg de maconha, mais de 157 mil euros (R$ 860 mil) em dinheiro e seis drones aéreos grandes.

Ainda é dito que após as primeiras investigações, foi descoberto que a quadrilha era especialista na construção de uma ampla gama de veículos aéreos, terrestres e marítimos destinados especificamente ao transporte de drogas. Por fim, os homens presos foram acusados de fornecer os dispositivos a organizações criminosas na Dinamarca, Itália, França e Espanha.

Europa Drogas notícias Espanha Crime investigação mar Marrocos Polícia submarino contrabando Drones

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada