Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curiosidades

Únicos gêmeos nônuplos do mundo completam um ano e estão com ‘saúde perfeita’

Nascidos em Casablanca, no Marrocos, os bebês quebraram recorde que foi reconhecido pelo Guinness Book

Isabela Barreiros Publicado em 05/05/2022, às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os nove bebês gêmeos - Arquivo pessoal/Saloum Arby
Os nove bebês gêmeos - Arquivo pessoal/Saloum Arby

Os únicos gêmeos nônuplos do mundo, que nasceram em Casablanca, no Marrocos, completaram um ano na última quarta-feira, 4, e estão "com saúde perfeita", segundo o pai deles, Abdelkader Arby, oficial do exército do Mali.

Reconhecidos pelo Guinness Book, os bebês bateram o recorde para maioria das crianças nascidas em apenas um parto a sobreviver. Isso porque nascimentos múltiplos são arriscados tanto para a mãe quanto para os gêmeos.

Segundo a BBC News, existem riscos de os recém-nascidos acabarem desenvolvendo problemas de saúde em decorrência do nascimento prematuro. Sepse, como é chamada a infecção generalizada, e paralisia cerebral são algumas possibilidades.

Os nônuplos, no entanto, chegaram ao primeiro aniversário e estão vivendo em um "apartamento medicalizado" oferecido pelos donos da clínica Ain Borja, onde eles nasceram no ano passado.

"Há enfermeiras que estão aqui, além de minha esposa, que ajudam a cuidar das crianças", explicou Arby. "A clínica deu a eles um cardápio que diz o que eles devem comer o tempo todo noite e dia", acrescentou.

Segundo o pai, “eles [os bebês] estão todos engatinhando agora”. “Alguns estão sentados e podem até andar se segurarem em alguma coisa. Estou emocionado por estar reunido com toda a minha família minha esposa, meus filhos e eu”, contou.

Sobre as dificuldades de se ter nove filhos de uma vez, ele disse: "Não é fácil, mas é ótimo. Mesmo que às vezes seja cansativo, quando você olha para todos os bebês em perfeita saúde, [em uma linha] da direita para a esquerda ficamos aliviados. Esquecemos tudo".

Para comemorar o primeiro ano, os bebês tiveram uma pequena festa que contou com a presença das enfermeiras e alguns moradores do prédio onde vivem. "Nada é melhor do que o primeiro ano. Vamos recordar este grande momento que vamos viver”, afirmou Arby.

"Espero que Deus abençoe a todos que ainda não têm filhos que eles possam ter o que nós, os pais de nônuplos atualmente temos. É lindo, um verdadeiro tesouro", completou o pai dos gêmeos.