Imagem ilustrativa de Hassan Rouhani durante pronunciamento - Getty Images
Irã

Presidente do Irã rechaça proposta de novo acordo nuclear com Trump

Durante pronunciamento televisionado nesta quarta-feira, dia 15, Hassan Rouhani declarou que a oferta foi “estranha” e acusou o americano de sempre quebrar promessas

Fabio Previdelli Publicado em 15/01/2020, às 13h07

Hassan Rouhani, presidente do Irã, rechaçou nesta quarta-feira, 15, uma proposta de um novo acordo para cessar a disputa nuclear com os Estados Unidos.  Rouhani declarou que a oferta foi “estranha” e acusou Donald Trump de sempre quebrar promessas.

Durante o discurso, que foi televisionado, o iraniano sugeriu aos americanos que voltassem com o acordo de 2015 entre o Teerã e as demais potências mundiais, alegando que o país poderia reverter suas ações para diminuir seus compromissos sob o pacto.

Se negando a assinar um novo acordo enquanto as sanções impostas pelos Estados Unidos estiverem em vigor, Hassan Rouhani aproveitou o pronunciamento para criticar os países europeus que desencadearam um mecanismo de disputa previsto no acordo, alegando que não cumpriram com seus compromissos.

A tensão entre os países se acalentou no início do mês quando um ataque com míssil dos Estados Unidos, próximo ao aeroporto de Bagdá, resultou na morte de Qassen Suleimani, brigadeiro-general que comandava uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã.

Donald Trump Estados Unidos Irã Donald Trump Hassan Rouhani sanções acordo nuclear

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada