Príncipe Harry - Getty Images
Príncipe Harry

Por uso de drogas, príncipe Harry vira alvo da justiça nos Estados Unidos

Entenda por que um tribunal americano investiga o uso de drogas por parte do filho da princesa Diana depois de anos

Redação Publicado em 26/02/2024, às 15h04 - Atualizado às 20h20

Na última sexta-feira, 23, o um tribunal nos Estados Unidos sediou uma audiência para investigar o visto americano do Príncipe Harry, após ele ter afirmado que já usou drogas em sua autobiografia ‘O que sobra’, de 2023. 

O processo foi aberto pela The Heritage Foundation, uma instituição americana conservadora, que pede acesso aos documentos de visto do filho caçula do Rei Charles III. A organização, fundada em 1973, quer verificar se Harry declarou ter usado drogas no formulário de solicitação do visto estadunidense. 

Conforme repercutido pelo UOL, o interesse da The Heritage Foundation nos documentos do príncipe surgiram quando ele admitiu em sua autobiografia já ter usado cocaína, cogumelos e maconha, que segundo ele foram para fins recreativos e terapêuticos.

No processo, a fundação Heritage argumenta que Harry deveria ter seu pedido de visto americano negado, caso tenha admitido o uso de drogas durante o processo de solicitação. Segundo a lei americana, o vício ou abuso de drogas podem impedir a obtenção de um visto, ou green card. No entanto, ex-dependentes podem ser aprovados se demonstrar que estão em remissão por pelo menos um ano.

Direito à privacidade

Na audiência da última sexta-feira, 23, o advogado que representa Harry no Departamento de Segurança Interna argumentou que o livro não pode ser usado como prova, além de defender que expor os documentos seria uma violação da privacidade do príncipe. 

Um livro não é um testemunho sob juramento ou prova. Dizer algo em um livro não faz com que isso seja, necessariamente, verdade. Os tribunais consistentemente sustentam que o visto ou status de imigração de uma pessoa é uma informação privada e particular, isenta de divulgação", disse o representante legal.

A sessão terminou sem a divulgação dos documentos de imigração de Harry. Uma decisão acerca deste caso será feita nas próximas semanas. 

Estados Unidos Drogas julgamento investigação documentos príncipe Harry visto

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro