Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Príncipe Harry

Harry: Relembre o polêmico uso de braçadeira nazista pelo príncipe britânico

Durante uma festa, em 2005, o neto da rainha Elizabeth II foi flagrado com roupas que referenciavam o regime de Adolf Hitler

Redação Publicado em 08/12/2022, às 11h06 - Atualizado em 05/01/2023, às 16h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Príncipe Harry utilizando uma fantasia nazista - Getty Images
Príncipe Harry utilizando uma fantasia nazista - Getty Images

Desde que abdicou de suas funções reais, o príncipe Harry vem em rota de colisão com a Família Real britânica. A mais nova polêmica envolve sua autobiografia, ‘Spare’, que só será lançada na próxima semana, na terça-feira, 10 — no Brasil, a obra será distribuída pela Companhia das Letras.

Entretanto, parte do conteúdo já foi obtido pelo Page Six e vem gerando uma enorme repercussão. E não é para menos, afinal, o trecho diz respeito ao episódio, ocorrido em 2005, em que Harry usou uma 'fantasia' nazista durante uma festa

Primeira página de jornal israelense com foto do príncipe Harry utilizando braçadeira com suástica
Primeira página de jornal israelense com foto do príncipe Harry utilizando braçadeira com suástica / Crédito: Getty Images

De acordo com o Duque de Sussex, o uso da braçadeira com o símbolo utilizado pelos soldados do regime de Adolf Hitler teria sido motivado por seu irmão, o príncipe William — primeiro na linha de sucessão ao trono britânico —, e por sua futura esposa, Kate Middleton

Na época com 20 anos, Harry aponta, em trecho do livro, que ele tinha somente duas opções de trajes para a festa: uma roupa de piloto ou uma de soldado nazista.

Telefonei para William e Kate, perguntei o que eles achavam. 'Uniforme nazista', eles disseram", escreveu, tendo acrescentado ainda, em outro parte, que o casal riu da escolha.

Assunto polêmico

Como é de se imaginar, o assunto estampou a página de jornais por todo o mundo e gerou uma enorme polêmica para a realeza britânica na época. Entretanto, apesar de delicado, esta não é a primeira vez que Harry fala sobre o episódio.

Na série 'Harry & Meghan', que foi lançada pela Netflix no final de 2022, o neto da falecida rainha Elizabeth II descreveu o episódio como 'um dos maiores erros' de sua vida.

Foi provavelmente um dos maiores erros da minha vida. Eu me senti tão envergonhado depois”, disse Harry

Relembre o escândalo!

Em 2005, uma imagem do príncipe Harry viralizou no mundo. Com apenas 20 anos na época, o atual sexto na linha de sucessão ao trono foi flagrado utilizando uma braçadeira nazista como parte de uma "fantasia" durante uma festa de aniversário de um amigo. 

A camiseta militar usada por Harry também continham símbolos relacionados ao regime de Adolf Hitler. No dia seguinte, jornais no mundo inteiro passaram a divulgar a imagem com a legenda "Harry, o nazista".

A notícia sobre a fantasia nazista de Harry foi primeira página em diversos jornais ao redor do mundo / Créditos: Getty Images

O episódio fez com que o príncipe se desculpasse publicamente. Em comunicado, o filho de Diana disse: "Eu sinto muito se cometi qualquer ofensa. Foi uma péssima escolha de fantasia e eu peço desculpas".

Dickie Arbiter, ex-assessor de imprensa real, se pronunciou sobre o caso, repudiando a atitude de Harry. "Todos nós conhecemos a história e aos 20 anos não há desculpas. Um príncipe do Reino Unido não pode fugir disso e é um pouco ingênuo achar que ao ir a uma festa particular nada vai acontecer", comentou.

O órgão responsável pela direção da congregação judaica da Grã-Bretanha também se pronunciou, e afirmaram estarem satisfeitos com a retratação do príncipe pelo uso da fantasia. Segundo o jornal britânico The Sun, seu irmão mais velho, o príncipe William, também estava presente na festa fantasiado de leão.