Tanque do modelo Abrams, um dos mais recentes dos Estados Unidos que serão enviados à Ucrânia - Domínio Público via Wikimedia Commons
Mundo

Proteção com urânio: conheça o poderoso tanque que os EUA vão enviar à Ucrânia

Em meio à guerra entre Ucrânia e Rússia, Estados Unidos mandarão armamento pesado para auxiliar no combate às tropas de Putin

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 27/04/2023, às 11h14

Há mais de um ano, o mundo acompanha diariamente o andamento do conflito na Europa entre a Rússia e a Ucrânia, que começou com a invasão de tropas russas no território ucraniano no dia 24 de fevereiro de 2022.

Em meio a todos os desdobramentos da disputa, a nação que mais vem conquistando apoio global é a Ucrânia que, também, é quem mais sofreu com a situação.

Entre os mais poderosos aliados que a Ucrânia tem, há os Estados Unidos, não só uma grande potência mundial, como também a detentora de um dos exércitos mais poderosos do planeta. E como tal, foi anunciado recentemente que Washington vem preparando o envio de 31 novos tanques blindados para a frente de batalha contra a Rússia. 

De acordo com o UOL, nas próximas semanas, os Estados Unidos devem iniciar o treinamento de militares ucranianos com os tanques de combate Abrams, para que estes sejam enviados às frentes de batalha já no segundo semestre deste ano.

Grande poder

A linha de tanques Abrams recebeu este nome em homenagem ao general Creighton Abrams, um comandante das forças norte-americanas durante a Guerra do Vietnã (1955 - 1975). Lançados originalmente em 1980, os tanques dessa linha receberam diversas atualizações ao longo dos anos, sendo extremamente importantes e muito utilizados pelos estadunidenses; sua versão mais atual é o M1A2 SEPv3, lançado em 2015.

A versão enviada à Ucrânia, chamada somente de M1 Abrams, pesa 54 toneladas e pode alcançar até 72,4 km/h. Mas o que mais se destaca no veículo é sua blindagem: reforçada com camadas de urânio empobrecido, ela garante não só proteção contra munições, como inclusive contra armas antitanque e minas terrestres, sendo assim considerado um dos melhores do mundo em quesito defesa.

Os tanques Abrams foram utilizados pelos Estados Unidos em diversas ocasiões desde que surgiram. Entre 1990 e 1991, os americanos utilizaram-nos na Guerra do Golfo, além de durante as invasões ao Iraque, em 2003, e ao Afeganistão, a partir de 2011.

O maior empecilho para seu uso, no entanto, é o fato de ser "um sistema caro de se operar e se manter", segundo John Kirby, do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, em fala à CNN, usando um combustível semelhante ao da aviação.

Estados Unidos Mundo Rússia notícias Ucrânia armamento blindado tanque de guerra Guerra da Ucrânia

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro