Putin em evento público, em 2022 - Getty Images
Vladimir Putin

Putin se pronuncia sobre adesão da Ucrânia à União Europeia: 'Não temos nada contra'

Putin fez comentários sobre o recente episódio durante sessão plenária do Fórum Econômico Internacional

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/06/2022, às 18h37

Depois que a Comissão Europeia recomendou a concessão do status de candidato à Ucrânia, em plena ofensiva militar russa, o presidente russo, Vladimir Putin, garantiu que a Rússia não tem "nada contra" uma eventual adesão da Ucrânia à União Europeia (UE).

Na sessão plenária do Fórum Econômico Internacional de São Petesburgo, nesta sexta-feira, 17, Putin disse: "Não temos nada contra, aderir a uniões econômicas é uma decisão soberana (...). É um assunto seu, um assunto do povo ucraniano”.  Ele também se referiu ao pacto de defesa transatlântico liderado pelos Estados Unidos, que Kiev esperava aderir: "Ao contrário da Otan, a UE não é uma aliança militar”.

"No que diz respeito à integração econômica, a escolha é deles", insistiu Putin, que ordenou a intervenção militar na Ucrânia, em 24 de fevereiro, insistindo na necessidade de defender a minoria de língua russa no leste dos “neonazistas”, como ele chama o governo de Kiev.

Dúvidas sobre a adesão

O presidente da Rússia, no entanto, afirmou que, se a UE admitir a Ucrânia, "se tornará uma semicolônia" dos países ocidentais. "Esta é a minha opinião", disse. Algumas horas antes, a diplomacia russa acusou a UE de manipular a Ucrânia com tal ideia da adesão.

A porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que os países ocidentais manipulam essa ideia de adesão ucraniana e participação há anos e, desde então, “a Ucrânia foi de mal a pior”.

Rússia Vladimir Putin Ucrânia UE OTAN Inclusão

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada