Imagem ilustrativa mostra prato de sushi e copo de cerveja - Divulgação/Pixabay/sunglockryu
Japão

Queda no consumo de álcool no Japão faz governo lançar competição nacional

Para aumentar receitas fiscais, governo japonês quer incentivar pessoas a ingerirem mais bebidas alcoólicas

Isabela Barreiros Publicado em 18/08/2022, às 10h12

A queda no consumo de álcool após uma mudança de comportamento entre os jovens fez com que o governo japonês decidisse investir em uma competição nacional para pedir propostas que ajudem a incentivar pessoas a ingerirem mais bebidas alcoólicas.

Quando as receitas fiscais de álcool no Japão sofreram diminuição, atingindo o orçamento do país, as autoridades logo propuseram a campanha “Saquê Viva!”, anunciada pela Agência Nacional de Impostos (NTA).

Segundo a NTA, o consumo de álcool entre os japoneses caiu de uma média de 100 litros por pessoa por ano em 1995 para 75 litros em 2020, uma redução que afetou o déficit nacional de mais de ¥ 48 trilhões.

Acredita-se que a pandemia de covid-19 possa ter colaborado para a mudança de estilo de vida, especialmente entre os jovens. Em 2020, os impostos sobre o álcool representaram 1,7% da receita tributária do Japão, em comparação aos 3% de 2011 e 5% de 1980.

“Como o trabalho em casa avançou até certo ponto durante a crise de covid 19, muitas pessoas podem ter questionado se precisam continuar o hábito de beber com os colegas para aprofundar a comunicação”, disse um funcionário da NTA ao Japan Times. "Se o 'novo normal' se enraizar, isso será um obstáculo adicional para a receita tributária."

“Saque Viva!”

A nova campanha do governo japonês consiste em pedir que pessoas entre 20 e 39 anos apresentem projetos, incluindo “novos produtos e designs”, assim como formas de promover o consumo, que possam ajudar na revitalização das bebidas alcoólicas.

De acordo com o site local JiJi.com, a competição vai até 9 de setembro e os finalistas irão para uma cerimônia de premiação em Tóquio no dia 10 de novembro. A expectativa é que as ideias vencedoras sejam comercializadas.

O Ministério da Saúde do Japão destacou esperar que a “Saque Viva!” também ressalte aos consumidores a importância de consumir somente a “quantidade apropriada de álcool”.

História Japão Álcool consumo pandemia notícia jovens competição receitas fiscais

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023