Queijos - Getty Images
Ciência

Queijos podem ter seu sabor modificado ao ouvirem música, mostra estudo

Equipe sueca realizou o experimento durante seis meses e o resultado surpreendeu

Alana Sousa Publicado em 02/04/2019, às 16h00

Uma nova pesquisa realizada pelo produtor de queijos suíços Beat Wampfler e uma equipe de pesquisadores da Universidade de Artes de Berna afirma que música pode alterar o sabor de variados tipos de queijo. O projeto foi batizado de “Cheese in Surround Sound - um experimento de arte culinária”.

Ao longo de seis meses, os queijos foram expostos a várias músicas durante 24 horas por dia. As canções escolhidas para fazerem parte do estudo foram: a ópera de Mozart, A Flauta Mágica; a faixa de hip-hop do A Tribe Called Quest, “We Got it From Here”; e um clássico do rock n’ roll do Led Zeppelin, “Stairway to Heaven”.

O estudo faz parte de um campo científico sério, denominado sonoquímica. A área analisa o efeito de ondas sonoras em reações químicas como as da formação de laticínios. Os pesquisadores usaram mini transmissores para difundir a energia da música no queijo, fazendo com que os sons ressoassem diretamente dentro das rodas do alimento.

Beat Wampfler, líder do grupo de pesquisa, afirma que o sabor e a formação do queijo são resultados da ação de bactérias. Ele acredita que fatores diferentes dos observados na produção clássica, como umidade, temperatura ou nutrientes, podem afetar a ação desses micro-organismos, assim como o sabor final.

Os queijos foram testados durante meses por tecnólogos de alimentos do ZHAW Food Perception Research Group, outra universidade sueca, que concluiu, após duas rodadas de testes cegos, que o queijos tiveram sim uma mudança de sabor.

O queijo que ouviu hip-hop ficou com um sabor mais forte, enquanto o alimento exposto a Mozart ganhou um sabor mais suave. Já o queijo que ouviu rock não teve, ainda, sua mudança divulgada pelo estudo.

Benjamin Luzuy, um chef de TV, disse em entrevista à Reuters que “as diferenças foram muito claras, em termos de textura, gosto, a aparência, realmente havia algo muito diferente”.

ciência Idade Contemporânea História Música Suíça queijo pesquisa estudo comida

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!