Imagem ilustrativa - Pixabay
Estados Unidos

Quem é o segundo paciente a receber transplante de coração de porco?

Pela segunda vez na História, cirurgiões fizeram um transplante de coração de porco

Redação Publicado em 24/09/2023, às 11h55

Em mais um episódio que entrou para a História, cirurgiões realizaram o segundo transplante do coração de um porco para um humano. O feito foi anunciado por profissionais da Universidade de Medicina de Maryland, nos EUA, na última sexta-feira, 22. O procedimento ocorreu dois antes do anúncio. 

As próximas semanas são cruciais para o paciente, no entanto, os médicos estão animados com a resposta inicial do homem ao procedimento cirúrgico.

“Temos esperança de que ele volte para casa em breve para aproveitar mais tempo com sua esposa e o resto de sua amorosa família", disse em comunicado Bartley Griffith, responsável pelo transplante. 

O paciente, que aceitou os riscos de receber o órgão transplantado, se chama Lawrence Faucette. Ele é veterano da Marinha e tem 58 anos. Além do quadro de insuficiência cardíaca, também apresentava diferentes problemas de saúde, que impossibilitaram o transplante de coração como conhecemos.

Em um vídeo gravado pelo hospital, anterior ao transplante, Lawrence se mostrou esperançoso com o procedimento. 

Ninguém sabe deste ponto em diante. Pelo menos agora tenho esperança e uma chance", afirmou ele na gravação. "Vou lutar com unhas e dentes por cada respiração que puder respirar". 

O primeiro transplante

Em janeiro do último ano, os médicos tomaram as manchetes ao realizarem o primeiro transplante do tipo. Na ocasião, o paciente se chamava David Bennett, entretanto, faleceu dois meses após a cirurgia. As causas, no entanto, não foram completamente entendidas pela equipe, que alegou ter aprendido o suficiente para realizar o teste novamente. 

Com isso, para realizar o procedimento no corpo do veterano da Marinha, os médicos necessitaram de uma permissão do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. 

Ann Faucette, esposa de Lawrence, também se mostrou esperançosa com o procedimento. 

"Não temos outras expectativas além de esperar mais tempo juntos. Isso poderia ser tão simples quanto sentar na varanda e tomar café juntos", afirmou ela. 

Estados Unidos coração cirurgia Porco paciente transplante procedimento recebimento

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental