Imagem de um dos itens encontrados - Divulgação/Manx National Heritage
Arqueologia

Raro tesouro viking de mil anos é encontrado em ilha remota

Os itens de ouro e de prata foram localizados por uma mulher na Ilha de Man, entre a Irlanda e Inglaterra

Alana Sousa Publicado em 18/02/2021, às 12h45

Um raro tesouro viking foi descoberto na Ilha de Man, localizada entre a Inglaterra e a Irlanda. Apesar de os objetos terem sido encontrados em dezembro, apenas agora eles foram revelados ao público. As informações foram repercutidas pela BBC.

A impressionante descoberta foi feita por uma policial aposentada, chamada Kath Giles. Entre a coleção viking está um bracelete de ouro e um broche de prata. Allison Fox, a curadora do Manx National Heritage, organização responsável por cuidar do patrimônio nacional da ilha, falou que quando se deparou com os objetos sabia que era “algo muito especial”.

O tesouro remonta ao ano 950, tendo assim, pouco mais de mil anos desde que foi utilizado. “Eu soube imediatamente que era uma descoberta significativa e emocionante. Estou muito emocionada por ter encontrado artefatos que não são apenas tão importantes, mas tão bonitos”, afirmou Fox.

Bracelete de ouro da era viking / Crédito: Divulgação/Manx National Heritage

 

Rapidamente os artefatos foram declarados oficialmente um tesouro pelo Tribunal de Justiça de Douglas, sendo assim a joia pertence à coroa britânica, dona da Ilha de Man. Giles, a mulher que descobriu os objetos, receberá uma recompensa.

Allison ainda comentou sobre os itens, em entrevista à BBC: “A argola, o broche e a braçadeira cortada são ornamentos pessoais de alto status e representam uma grande quantidade de riqueza acumulada”. E finalizou dizendo que “encontrar apenas um desses itens seria importante. O fato de todos terem sido encontrados juntos sugere que quem os enterrou era extremamente rico e provavelmente se sentiu ameaçado de maneira imediata e aguda”.

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.  

História descoberta arqueologia viking tesouro Joias

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada