Coração de D. Pedro I e pintura do imperador - Divulgação/YouTube/Irmandade da Lapa e Domínio Público
Dom Pedro I

As regras que devem ser seguidas ao visitar o coração de Dom Pedro I

O coração do imperador foi enviado ao Brasil para celebrar os 200 anos da Independência

Redação Publicado em 25/08/2022, às 11h33

No ano em que os brasileiros relembram os 200 anos da Independência do Brasil, o país conseguiu um símbolo pouco comum: o coração de Dom Pedro I, personagem histórico que marcou nos livros de História a separação entre Brasil e Portugal.

O órgão do imperador chegou ao Brasil na última segunda-feira, 22, e até mesmo passou por uma cerimônia oficial que contou com a presença de Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, na rampa do Palácio do Planalto. 

Atualmente, o coração de Dom Pedro I se encontra no Palácio do Itamaraty, na Sala Santiago Dantas, que é climatizada para exibir o órgão. Conforme repercutido pela Agência Brasil, o Ministério das Relações Exteriores inicia hoje, 25, a exposição 'Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I'.

Durante a semana, a exposição é permitida para estudantes de escolas do Distrito Federal - que fizeram o agendamento, vale ressaltar. Já nos fins de semana, o público geral pode tentar conferir de 'perto' o órgão.

"Dessa forma, nos dias 27 e 28 de agosto e 03 e 04 de setembro, de 8h às 13h e de 14h às 18h (última entrada às 17h30), o público terá a oportunidade de visitar a Relíquia do Imperador D. Pedro I nas dependências do Palácio Itamaraty", explica o Ministério das Relações Exteriores, que também destacou no site o que é permitido ou não na exposição.

Regras

O Ministério repercute que não é permitida a 'entrada de visitantes com bolsas, sacolas ou mochilas, bem como bastão de selfie, tripé e equipamentos similares'. Além disso, também não permitida 'a entrada de visitantes com bebidas e alimentos'.

O site também destaca que 'é vedado o porte de armas e de outros utensílios'. No local, aqueles que visitam o coração devem seguir ' os percursos indicados pela equipe responsável, no tempo indicado, não lhe sendo facultada a exploração livre das áreas visitadas'. 

Também não é permitido o 'registro fotográfico ou audiovisual durante a visita', além do impedimento de encostar em obras históricas: 'O visitante não deverá tocar em qualquer obra de arte ou objeto de valor histórico;

Por último, o site destaca que: "Pede-se, ainda, jogar lixo apenas nas lixeiras, não fumar, não falar em voz alta e abster-se de atender a telefones celulares, mantendo-os desligados ou em modo silencioso".

Brasil império Dom Pedro I Imperador Brasil Império Primeiro Reinado

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental