Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Dom Pedro I

188 anos depois: Os detalhes da passagem do coração de Dom Pedro I pelo Brasil

O coração de Dom Pedro I está em território brasileiro até o dia 8 de setembro

Redação Publicado em 22/08/2022, às 19h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coração de D. Pedro I e pintura do imperador - Divulgação/YouTube/Irmandade da Lapa e Domínio Público
Coração de D. Pedro I e pintura do imperador - Divulgação/YouTube/Irmandade da Lapa e Domínio Público

O coração de Dom Pedro I, chegou ao Brasil, nesta segunda-feira, 22, depois de vir de Portugal em uma longa viagem. Antes das 10h, o órgão "pousou" na Base Aérea de Brasília.

Transportado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), o órgão foi recebido com honraria por autoridades como Luiz Felipe Melo, embaixador de Portugal e Luiz Felipe Melo. Além dos ministros da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e da Saúde, Marcelo Queiroga.

Sua passagem pelo Brasil, contará com duas etapas, como repercutido pelo Bol. O primeiro ato, que será a primeira aparição do órgão em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, e a exposição ao público.

O primeiro ato ocorrerá na terça-feira, 23, e o coração será levado pela rampa do Palácio, em meio às honrarias de militares. Marcado para às 9h30, a celebração terá presente, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após a cerimônia, será levado de volta ao Itamary, onde ficará exposto para as autoridades e convidados diplomáticos da Sala Santiago Dantas, dentre eles, os membros da família imperial. Já na quarta-feira, 24, haverá uma visita especial de jornalistas.

A exposição ao público ocorrerá na quinta-feira, 25. Durante a semana, estará aberto para a visitação apenas de estudantes do Distrito Federal. O público geral poderá conferir o órgão aos finais de semana.

Longe de Portugal

Por um pedido do imperador, o órgão é mantido na capela-mor da Igreja Nossa Senhora da Lapa, em Porto, Portugal, e nunca havia deixado o local. 

Pesando cerca de 9 quilos, o órgão é embebido por formol. Nos eventos, como do Palácio do Planalto, a cápsula estará dentro de um cálice de prata dourada, revestida por uma urna de madeira.

O órgão retorna à Portugal em 8 de setembro e agora está sob proteção da Polícia Federal e das Forças Armadas.