Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Dom Pedro I

Local, horários e agenda: Como visitar o coração de Dom Pedro I

Coração de Dom Pedro I foi emprestado por Portugal para a comemoração dos 200 anos da Independência

Redação Publicado em 25/08/2022, às 11h05 - Atualizado às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O coração de Dom Pedro I e uma pintura do imperador - Reprodução/Vídeo/Youtube e Domínio Público
O coração de Dom Pedro I e uma pintura do imperador - Reprodução/Vídeo/Youtube e Domínio Público

Para os 200 anos da Independência do Brasil, o governo brasileiro iniciou negociações com Portugal com o objetivo de trazer um símbolo incomum: o coração de Dom Pedro I, personagem histórico que se tornou símbolo do processo de separação entre Brasil e Portugal. 

Com a afirmativa de Portugal, o órgão conservado em formol há mais de 180 anos, chegou ao Brasil na última segunda-feira, 22, contando com uma cerimônia oficial realizada na última terça-feira, 23, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, que recebeu o coração.

Assim, restam as seguintes dúvidas: onde se encontra o coração do imperador? Quem pode visitar? Como e quando começam as visitações?

Fotografia da urna que carrega o coração de Dom Pedro I /Crédito: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

'Coração ardoroso'

Bom, a Agência Brasil anunciou que o Ministério das Relações Exteriores inicia hoje, 25, a exposição 'Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I'. É através do evento que se torna possível ver de 'perto' o coração do imperador. 

O órgão se encontra atualmente no Palácio do Itamaraty, na Sala Santiago Dantas, que vale ressaltar, é climatizada para exibir o órgão. Iniciada hoje, a exposição é acessível para estudantes de escolas do Distrito Federal nas semanas - que fizeram o agendamento, vale ressaltar. Já durante os fins de semana, o público geral pode garantir uma vaga. 

"Dessa forma, nos dias 27 e 28 de agosto e 03 e 04 de setembro, de 8h às 13h e de 14h às 18h (última entrada às 17h30), o público terá a oportunidade de visitar a Relíquia do Imperador D. Pedro I nas dependências do Palácio Itamaraty", explica o Ministério das Relações Exteriores, que destaca no site o que é permitido ou não durante a exposição.

Também é enfatizado que a exposição não conta com agendamento prévio, ou seja, é feita por ordem de chegada, através da apresentação de um 'documento válido com foto'.