Fotografia Melissa Fleming - Getty Images
Inteligência Artificial

Representante da ONU afirma que IAs estão atrapalhando o órgão

Segundo Melissa Fleming, a desinformação gerada por inteligências artificiais no ambiente digital tem impactado o trabalho das Nações Unidas

Redação Publicado em 20/12/2023, às 15h37

Em um discurso para o Conselho de Segurança das Nações Unidas na última terça-feira, 19, Melissa Fleming, que atua como secretária-geral de comunicação global do órgão internacional, falou sobre o perigo oferecido pelas IAs. 

Com a multiplicação de tecnologias de inteligência artificial no ambiente digital nos últimos tempos, a disseminação de fake news e desinformação foi acelerada, o que já está impactando até mesmo a própria ONU. 

Conforme alertado por Fleming e repercutido pelo Media Talks, portal do UOL, essas ferramentas possibilitam que “grandes volumes de desinformação convincente, em texto, áudio e vídeo, sejam produzidos em escala, por custos baixos e pouca intervenção humana”. 

Assim, é facilitada a propagação de narrativas enganosas, com algumas delas tendo prejudicado os esforços pela paz, que é o grande objetivo das Nações Unidas. 

Aqueles que trabalham para manter a paz, prestar ajuda humanitária e denunciar atrocidades estão se tornando alvos de histórias distorcidas. Isto pode minar as suas missões, colocando as populações e os doadores contra eles”, acrescentou a representante da entidade. 

Problemas 

Melissa Fleming deu ênfase a quatro grandes problemas criados pelas inteligências artificiais. O primeiro deles consiste em ataques direcionados no qual a desinformação é usada como arma de guerra, por exemplo, enquanto o segundo é o aumento em conteúdo de pornografia infantil gerado artificialmente através da tecnologia.

O terceiro, por sua vez, é a interferência nas eleições de países; enquanto o quarto e último é a disseminação de materiais anti-ciência, que servem para criar dúvidas em relação ao conhecimento científico. 

notícias ONU inteligência artificial Melissa Fleming

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro