Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Inteligência artificial

Canal televisivo nos EUA cria jornal apresentado por IAs

O recém-inaugurado projeto usa de inteligência artificial para praticar o jornalismo, com âncoras geradas digitalmente; entenda!

Redação Publicado em 18/12/2023, às 12h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho do vídeo de divulgação da iniciativa - Divulgação/ Channel 1
Trecho do vídeo de divulgação da iniciativa - Divulgação/ Channel 1

Uma nova startup criada nos Estados Unidos promete entregar jornalismo imparcial e de qualidade fazendo uso de inteligência artificial. Os apresentadores, por exemplo, são gerados digitalmente, mas, nem por isso são robóticos: segundo promete a iniciativa, cada um tem uma personalidade diferente. 

Conforme repercutiu o Media Talks, portal do UOL, o programa será apresentado no Channel 1, e, no X (antigo Twitter), seus organizadores o descrevem como "o futuro das notícias". A conta na rede social, vale mencionar, já existe desde julho, mas apenas recentemente publicou um vídeo de divulgação do projeto para seus seguidores. 

Os materiais já lançados garantem que o jornal será produzido em múltiplos idiomas diferentes, e contará com conteúdos personalizados para segmentos variados do público. 

Preocupações 

O público e membros da imprensa, no entanto, já expressaram preocupações a respeito da iniciativa. Isso pois a desinformação e disseminação de fake news são um grande problema no ambiente digital, e IAs não tem o mesmo discernimento que uma pessoa para fazer essa importante seleção de informações. 

O Channel 1, porém, afirmou que haverá jornalistas humanos nos bastidores do jornal realizando a checagem das notícias reportadas. Confira abaixo o vídeo de divulgação, em que é possível ver alguns dos âncoras ultrarrealistas:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!