Avião Consolidated B-24 Liberator, do Exército dos Estados Unidos, que era o modelo em que William B. Montgomery morreu - John Tewell/Flickr
Segunda Guerra Mundial

Restos mortais de piloto americano da 2ª Guerra são encontrados 8 décadas depois

Piloto estadunidense foi atingido por projétil alemão e teve seus restos mortais encontrados só agora, quase 80 anos depois

Redação Publicado em 23/03/2023, às 17h17

O piloto e tenente William B. Montgomery, de 24 anos, estava, em 22 de junho de 1944, junto de seus companheiros do Exército dos Estados Unidos voltando de Paris para a base aliada na Inglaterra quando foi atingido por um explosivo alemão que rasgou o metal do avião e acabou levando à morte do militar. Agora, quase 80 anos depois, seus restos mortais foram identificados.

Ele manteve o avião voando para que os soldados que o acompanhavam pudessem saltar de paraquedas. Sete de seus colegas fizeram isso e sobreviveram. Porém, segundo o Estado de S. Paulo, o tenente Montgomery e outros dois ficaram no avião, que acabou caindo em uma fazenda e abrindo uma cratera. Partes da aeronave e os restos mortais de seus tripulantes foram enterrados a cerca de seis metros de profundidade.

Montgomery e os dois soldados que continuaram no avião com ele foram incluídos na conta de mortos da Segunda Guerra Mundial, o conflito mais sangrento da história, e tiveram seus restos mortais classificados por especialistas como "irrecuperáveis". Até agora. Uma agência do Departamento de Defesa dos EUA conseguiu identificar os restos mortais do tenente, e ele finalmente será sepultado.

Sepultamento

O piloto e tenente William B. Montgomery será sepultado no Cemitério Nacional de Arlington, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Um sobrinho de 76 anos, que recebeu o nome do tio quando nasceu, vai participar da cerimônia, e diz que chegou a "derramar lágrimas" ao descobrir que os restos de seu parente haviam sido recuperados.

Andy Saunders, um escritor britânico e interessado em aviação, passou anos tentando descobrir onde se encontravam os restos mortais de William. Em 1974, investigando a perda de uma aeronave em uma cidade próxima ao Canal da Mancha, um trabalhador de uma fazenda contou ao autor que, durante a 2ª Guerra, ele encontrou uma pulseira com o nome "Montgomery", que foi entregue às autoridades.

Assim, ele ficou sabendo do acidente e começou a investigar, descobrindo os nomes dos outros dois soldados vitimados, John C. CrowtherJohn Holoka Jr. Em 2019 e 2021, o Departamento de Defesa finalmente realizou investigações na área e conseguiu encontrar alguns restos de Montgomery, como o anel de fraternidade universitária que ele sempre usava.

Segunda Guerra Mundial Estados Unidos piloto aviação Restos Mortais

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro