Pablo Escobar e hipopótamo, respectivamente - Colombian National Police via Wikimedia Commons e Imagem de Brigitte Werner via Pixabay, respectivamente
Pablo Escobar

A reviravolta na história dos hipopótamos de Pablo Escobar

Os hipopótamos, que são descendentes dos que eram de Pablo Escobar, terão destino curioso

Redação Publicado em 04/08/2023, às 16h36 - Atualizado às 18h05

Adquiridos por Pablo Escobar entre os anos de 1980 e 1990, os 85 hipopótamos descendentes dos animais comprados pelo narcotraficante naquela época, estão prestes a saírem da Colômbia. Isso porque o país decidiu enviar os bichos para outras nações a partir de uma medida do Executivo da capital colombiana Bogotá.

A ministra do Meio Ambiente da Colômbia, Susana Muhamad, comentou sobre a situação:

Não repetiremos a história. Temos a obrigação de garantir que quem receberá os animais terá condições legais para garantir suas vidas, sem criar um problema ambiental em outro país".

Segundo repercutiu o site ECOA, do UOL, 5 hipopótamos irão para as Filipinas, 10 para o México, e 60 para a Índia. Os demais animais envolvidos serão eutanasiados ou esterilizados. A decisão tem por finalidade a diminuição da quantidade de hipopótamos da espécie africana. Além disso, dentro da nação, essa espécie é tida como invasora.

Além disso, os países que os hipopótamos irão não se tratam do habitat natural deles, porém esses locais possuem mais condições para cuidar dos bichos, conforme o governador de Antioquia, Aníbal Gaviri

Para a CNN, a professora de Biologia da Universidade Javeriana, María Ángela Echeverry, ressaltou a importância de mover os hipopótamos do país sul-americano:

Toda vez que movemos animais ou plantas de um lugar para outro, também movemos seus patógenos, suas bactérias e seus vírus. E poderíamos trazer novas doenças para a África, não apenas para os hipopótamos que estão na natureza, mas novas doenças para todo o ecossistema africano que não evoluiu com esse tipo de doença". 

Quando Escobar comprou os animais, junto com elefantes, girafas, zebras e ouras espécies, ele gastou aproximadamente R$ 26 milhões.

espécie Pablo Escobar Narcotraficante Hipopótamos habitat

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental