Capa da obra "Crianças da guerra" (2021) - Divulgação / Faro Editorial
Cultura

Romance inédito aborda a emocionante saga de crianças durante o pós-guerra

"Crianças da guerra", da escritora italiana Viola Ardone, apresenta as consequências de um conflito armado na vida de jovens

Victória Gearini Publicado em 16/03/2021, às 16h36

Recém-lançada no Brasil pela Faro Editorial, a obra “Crianças da guerra”, da renomada escritora italiana Viola Ardone, apresenta um relato emocionante sobre a migração de crianças italianas durante o pós-guerra.

Vendido em mais de 23 países, o romance mescla ficção com histórias baseadas em fatos reais. A trama gira em torno do personagem Amerigo, um garoto de apenas 6 anos que nunca conheceu seu pai biológico, e que sempre de tudo para conquistar sua progenitora para que ela não o vendesse para os russos. Contudo, diante das trágicas consequências da guerra, o menino vê sua vida mudar por completo.

Capa da obra "Crianças da guerra" (2021) / Crédito: Divulgação / Faro Editorial

Neste cenário, Amerigo é resgatado por associações e comitês humanitários e acolhido por uma nova família, que lhe proporciona estudos. Segundo a obra, durante 1945 e 1952, acredita-se que cerca de 70 mil crianças tenham sido resgatadas da fome e pobreza na Itália. 

Contudo, ao retornar para Nápoles, a vida do garoto acaba tomando novos rumos inesperados. Ao lado de sua mãe, o pequeno se vê obrigado a abandonar os estudos e voltar a trabalhar. Entretanto, Amerigo não aceita esse destino, e decide fugir de casa em busca de melhores condições de vida.

Após a morte de sua mãe, o agora violinista famoso retorna para a sua região de origem, e descobre que possui um irmão e um sobrinho. Diante da prisão do irmão, Amerigo decide ajudar sua família.

Disponível na Amazon, “Crianças da guerra” trata-se de uma obra emocionante sobre os laços familiares e as drásticas consequências da guerra na vida de jovens. Mas acima de tudo, o romance é um retrato dos sonhos e esperança daqueles que já viveram um conflito armado.

Confira abaixo um trecho de “Crianças da guerra” (2021):

A minha mãe caminha depressa na minha frente pelos becos e vielas dos bairros espanhóis de Nápoles – um passo dela são dois dos meus. Olho para os sapatos das pessoas. Sapato perfeito: um ponto; sapato furado: menos um ponto. Sem sapatos: zero ponto. Sapatos novos: um troféu como prêmio. Nunca tive meus próprios sapatos, uso os dos outros, por isso eles sempre me machucam. A minha mãe diz que ando torto, mas não é culpa minha. É do sapato dos outros. Eles têm a forma dos pés de quem os usou antes. Pegaram os seus hábitos, pisaram em outras ruas, entraram em outras brincadeiras. E quando chegam pra mim, o que os sapatos sabem de como ando e para onde quero ir? Devem habituar-se aos poucos, mas o pé cresce quando isso acontece, e os sapatos ficam pequenos e voltam a incomodar.


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

Crianças da guerra, de Viola Ardone (2021) - https://amzn.to/3eMxb8s

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Itália História guerra livro obra romance Amazon Viola Ardone Crianças da guerra Faro Editorial

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria