Vladimir Putin em 2014 - Getty Images
Rússia

Rússia está se preparando para anexar territórios ucranianos, diz Casa Branca

Segundo porta-voz, a informação parte do serviço de inteligência norte-americano

Redação Publicado em 20/07/2022, às 12h15

De acordo com comunicado feito pela Casa Branca na última terça-feira, 19, a Rússia tem se preparado para anexar territórios ucranianos e já está nomeando representantes ilegítimos nas regiões da Ucrânia atualmente sob seu domínio.

Conforme declarou o principal porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, as informações partem do serviço de inteligência norte-americano.

Envio de armas

Em coletiva, ele afirmou que além de estabelecer autoridades nos locais ocupados, os russos estão agindo para estabelecer o rublo como a moeda padrão e forçar moradores a solicitar cidadania russa. Outro objetivo, segundo o porta-voz, é assumir o controle de torres de transmissão.

De acordo com a agência de notícias Reuters, Kirby revelou ainda que, nos próximos dias, os Estados Unidos deverão anunciar um novo pacote de armas para a Ucrânia, o qual será o 16º financiamento aprovado pelo Congresso americano.

Esse pacote deverá incluir lançadores móveis de foguetes, além de munições para o Sistema Múltiplo de Lançamento de Foguetes e artilharia.

Norte-coreanos poderão reconstruir regiões 

Territórios situados ao leste da Ucrânia que agora estão sendo controlados pela Rússia poderiam ser reconstruídos por trabalhadores norte-coreanos “altamente qualificados”, afirmou o embaixador russo em Pyongyang, Alexander Matsegora.

O embaixador disse que as autoproclamadas repúblicas populares em Donetsk e Luhansk poderiam contar com o apoio norte-coreano ao se beneficiarem de seus “construtores”, que os ajudariam a restaurar as inúmeras destruídas instalações das regiões.

Construtores coreanos altamente qualificados e trabalhadores capazes de atuar nas condições mais difíceis poderiam nos ajudar a restaurar nossas instalações sociais, de infraestrutura e industriais”, declarou Matsegora.
Rússia Ucrânia Casa Branca Putin anexar territórios

Leia também

Papa recebe Dilma no Vaticano e faz pedido: 'Reze por mim e eu rezo por você'


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Cidades italianas lutam para acabar com cidadania honorária de Mussolini


Mona Lisa deverá ter espaço 'exclusivo' no Louvre, em Paris


Aranhas em Marte: Entenda o fenômeno registrado no Planeta Vermelho


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada