Castelo de Johnstown e a sala secreta - chripell via Wikimedia Commons e Irish Heritage Trust
Castelo de Johnstown

Sala secreta é encontrada em castelo de mais de 800 anos na Irlanda

Quarto esquecido por séculos pode ter ligação com tragédia ocorrida no Castelo de Johnstown

Fabio Previdelli Publicado em 23/08/2023, às 13h06

Com mais de 800 anos, o Castelo de Johnstown, no Condado de Wexford, na Irlanda, segue tendo seus segredos revelados. Na construção, grandiosa e gótica, exploradores acabaram de encontrar uma sala escondida por séculos. 

"Esta é uma descoberta realmente incrível", celebrou Anne O'Donoghue, CEO do Irish Heritage Trust, em entrevista ao Irish Central. "É altamente incomum encontrar tesouros escondidos adicionais em propriedades históricas e esta é a segunda vez que isso acontece no castelo de Johnstown".

+ O castelo usado por Hitler para esconder 'tesouros' saqueados

Segundo a BBC, o espaço foi encontrado por um carpinteiro que trabalhava em uma das janelas do castelo. Após limpar uma parte da parede, os empreiteiros identificaram uma pequena sala escondida, que parecia ter sido misteriosamente selada alguns anos antes.

Brenda Comerford, gerente do Castelo de Johnstown, especulou que medida pode ter relação com alguma tragédia indefinida. "Esta sala está coberta há muito tempo. Faz parte de uma das torres e, olhando ao redor, na inspeção inicial, achamos que era provavelmente um pequeno quarto de torre".

Há uma história familiar bastante trágica associada ao Castelo de Johnstown, então esta sala poderia ter sido isolada devido a uma tragédia, que teria acontecido em tempos passados, quem sabe? Teremos que investigar isso mais a fundo."

O Castelo de Johnstown

Construído há cerca de 850 anos, o Castelo de Johnstown foi mantido por famílias aristocratas durantes séculos até ter seus cuidados assumidos pelo estado irlandês em 1945. 

Essas donos incluíam a família Esmonde, que construiu o castelo original após a invasão normanda na Irlanda em 1169; já a família Grogan adquiriu o castelo em 1692, depois que os Esmondes foram expulsos por Oliver Cromwell.

Sob a posse dos Grogan, o Castelo de Johnstown sofreu uma de suas tragédias mais conhecidas: no final do século 18, Cornelius Grogan foi enforcado pelos britânicos por sua participação na Rebelião Irlandesa de 1798. Ainda assim, a família manteve os cuidados da propriedade. 

Os Grogan ainda transformaram o terreno do castelo em um deslumbrante local para visitação, que pode ser conhecido até os dias atuais. Ainda assim, existem muitas instalações da construção que os turistas — e até mesmo os pesquisadores — ainda não conhecem. 

Em 2019, o Irish Heritage Trust lançou esforços "substanciais" de conservação e restauração e, até agora, duas salas secretas já foram descobertas: uma na torre à beira do lago e essa outra na torre do castelo. 

"Estamos descobrindo segredos o tempo todo aqui no Castelo de Johnstown", observou Comerford ao Irish Central, "e isso se deve principalmente ao apoio de nossos visitantes, nossos membros do Irish Heritage Trust e do Departamento de Patrimônio que fornecem o financiamento para podemos realizar essas obras de restauração e garantir o futuro do castelo."

notícias Irlanda tragédia familiar sala secreta Castelo de Johnstown

Leia também

Estados Unidos: Fundação de Harry e Meghan está proibida de receber doações


Mona Lisa não vai sair do Louvre, decide justiça francesa


Bebê de um ano foge de casa engatinhando e é encontrado com seu cachorro


Novo retrato oficial de Charles III é divulgado pelo Palácio de Buckingham


Após estudos, alguns pensadores acreditam que o sol pode ser consciente


Exposição que permite 'mergulhar' no Egito Antigo é prorrogada em São Paulo