Salman Rushdie recebendo Prêmio da Paz, na Alemanha, em 2023 - Getty Imagens
Salman Rushdie

Salman Rushdie, autor esfaqueado em palestra, revela 'premonição' do ataque

Famoso por seu livro "Os Versos Satânicos", Rushdie contou ter previsto ataque em 2022 que o fez perder o olho; confira!

Isabelly de Lima Publicado em 16/04/2024, às 12h38

O autor Salman Rushdie, famoso por seu livro "Os Versos Satânicos", concedeu uma entrevista ao programa "60 Minutes" da CBS, a primeira vez que ele se pronunciou publicamente desde o ataque que sofreu em 2022.

+'Versos Satânicos': Por que o livro de Salman Rushdie enfureceu tantas pessoas?

Durante a conversa, Rushdie revelou ter tido uma "premonição" dois dias antes do incidente. Em um sonho, ele se viu sendo esfaqueado em um anfiteatro, o que o levou a expressar à sua esposa, Eliza, o receio de participar do evento na Chautauqua Institution, no estado de Nova York.

Confesso que às vezes imaginei meu assassino surgindo em algum fórum público e vindo atrás de mim exatamente dessa maneira. Então, meu primeiro pensamento quando vi essa forma assassina correndo em minha direção foi: 'Então é você'", disse o autor.

O ataque foi perpetrado por Hadi Matar, um jovem de 24 anos, que desferiu 10 facadas no autor. Como resultado da agressão, Rushdie perdeu a visão de um olho.

Sorte e azar

Um dos cirurgiões que salvou minha vida me disse: 'Você teve muito azar e depois teve muita sorte'. Eu disse: 'Qual é a parte da sorte?' e ele disse 'Bem, a parte da sorte é que o homem que atacou você não tinha ideia de como matar um homem com uma faca'", lembrou.

De acordo com a Rolling Stone Brasil, apesar do trauma, Rushdie demonstra resiliência e segue em frente. Ele está finalizando um livro intitulado "Knife: Meditations After an Attempted Murder", que narrará a experiência do ataque e suas reflexões sobre o ocorrido. Confira a entrevista completa:

ataque escritor entrevista 2022 Premonição sonho olho esfaqueado Salman Rushdie perca

Leia também

Vaticano altera regras para investigações de supostos 'fenômenos sobrenaturais'


Após morte de Diana, esposa de John F. Kennedy Jr. tentou convencê-lo a falar com os filhos da princesa


Homem é morto por policiais após tentar atear fogo em sinagoga na França


Mais de 11 milhões de pessoas não sabem ler e escrever no Brasil, aponta censo


Aos 99 anos, dentista mais velho do mundo continua trabalhando no Japão


Após 8 anos, cientistas desvendam mistério de 'borboleta gigante' no espaço