Registro do depoimento da menina de 11 sendo induziada a não realizar o aborto legal - Divulgação/ Youtube The Intercept Brasil
Brasil

Santa Catarina: MP solicita autorização de aborto para menina estuprada

O caso, que é centrado em uma criança de 11 anos, virou motivo de revolta nas redes sociais desde domingo, 19

Redação Publicado em 21/06/2022, às 12h44

Em Santa Catarina, o Ministério Publico entrou com uma ação pedindo para que a Justiça conceda a autorização para a realização de um aborto legal em uma menina de 11 anos, que foi vítima de um estupro.

Após a publicação de uma matéria feita pelos portais ‘The Intercepet Brasil’ e ‘Portal Catarinas’, no domingo, 19, em que é mostrado a juíza Joana Ribeiro Zimmer e a promotora Mirela Dutra Alberton induzindo a vítima a não realizar o aborto, o caso ganhou grande tração nas redes sociais.

Em nota dada ao portal ‘Universa’, o MP-SC alega que o pedido para a realização do procedimento médico foi feito "assim que tomou conhecimento da situação".

Tendo em vista a inconteste necessidade de se resguardar a saúde física e emocional da vítima, a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Tijucas ajuizou ação pleiteando autorização judicial para interrupção de gravidez assistida, segundo critérios definidos pela equipe médica responsável”, dizia a mensagem. 

Não foi divulgada a data exata de entrega do pedido para a Justiça — se foi antes da denúncia na reportagem, por exemplo, ou depois, devido à sua grande repercussão — mesmo após questionamentos por parte de diversos representantes do órgão público estadual.

Vídeo que gerou a denúncia dos portais: 

Quando o aborto é considerado legal?

O processo é somente autorizado no Brasil sob três categorias de situações emergenciais: quando a gestação apresenta riscos para a vida da gestante, quando é decorrente de um estupro e por fim, na má formação do feto. 

No caso da criança, ela satisfaz dois desses pré-requisitos, uma vez que sua pouca idade também oferece um fator de risco para a gestação. 

notícias revolta vítima Aborto redes sociais Justiça Pedido gestação criança. crime criança. estupro

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!