Imagem meramente ilustrativa - Foto por Arek Socha pelo Pixabay
NASA

Segundo a NASA, 2022 foi o quinto ano mais quente da história

Pesquisadores da NASA apontam preocupação para aumento de temperatura, que bateu recordes em 2022

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 14/01/2023, às 09h10

De acordo com uma análise recente de cientistas do Goddard Institute for Space Studies (GISS) da Nasa, a temperatura média da superfície da Terra no ano de 2022 alcançou o marco de ser a quinta maior já registrada, empatando com a de 2015. Para Bill Nelson, administrador da agência espacial norte-americana, "essa tendência de aquecimento é alarmante."

Conforme informações repercutidas pela Revista Galileu, o aumento contínuo da temperatura terrestre levaram às surpreendentes medidas de 2022, que foi 0,89ºC mais quente que a média básica estipulada pela NASA. Essa média foi calculada entre 1951 e 1980, e serve, desde então, como ponto de referência para a compreensão das mudanças da temperatura global ao longo do tempo.

O relatório emitido recentemente pela NASA aponta que, nos últimos nove anos, foram feitos os maiores registros de temperatura desde as observações modernas, iniciadas em 1880. Com os dados coletados já a mais de um século, foi possível observar, também, que a Terra em 2022 estava 1,11ºC mais quente que a média do século 19.

Um dos motivos para o aumento crescente na temperatura terrestre é a emissão contínua de gases do efeito estufa na atmosfera, que apresentaram um pico em 2022 —em contraparte ao registrado durante a pandemia de covid-19, em 2020, quando o índice sofreu uma queda anormal.

Gelo derretido na Antártida, devido aumento da temperatura terrestre / Crédito: Getty Images

 

Impactos

Embora a temperatura geral tenha aumentado em um valor consideravelmente baixo, essa pequena variação foi responsável por diversas catástrofes climáticas registradas em 2022. Entre elas, pode-se apontar especialmente o aumento das chuvas e intensificação das secas e impactos de tempestades registrados em todo o mundo.

Nosso aquecimento climático já está deixando uma marca: os incêndios florestais estão se intensificando; os furacões estão ficando mais fortes; as secas estão causando estragos e o nível do mar está subindo", afirma Bill Nelson em nota.
Nasa Terra notícias aquecimento global temperatura GISS Goddard Institute for Space Studies

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro