Arte da capa de 'God Save The Queen' - Divulgação / A&M
Música

Mais lidas: Sex Pistols relançará single polêmico que critica Elizabeth II e a monarquia

"God Save The Queen", que foi proibido no Reino Unidos em 1977, marcou o punk-rock mundial

Wallacy Ferrari Publicado em 04/05/2022, às 15h19 - Atualizado em 08/05/2022, às 08h00

A lendária banda punk britânica Sex Pistols revelou que, pouco antes da celebração dos 70 anos de reinado de Elizabeth II no Reino Unido, lançará a reedição do clássico single “God Save The Queen”. Através de cópias limitadas, a faixa será impressa em vinil, assim como em 1977.

O anúncio da banda, feito na última terça-feira, 3, esclareceu que serão produzidas 1.977 cópias, tendo a canção “No Feeling” no lado B da impressão. O número apertado contrasta com a primeira vendagem, que atingiu o segundo lugar nas paradas de mais vendidos no Reino Unido nas semanas seguintes ao lançamento.

Por outro lado, a busca pelo disco original se tornou mais rara devido não apenas a canção que o compõe, mas o plano de fundo histórico do single, que teve 25 mil cópias destruídas pela antiga gravadora do conjunto, a A&M, temendo represálias na época pelo teor protestante das músicas, confrontando a monarquia britânica.

Tal fator foi relembrado pela banda ao divulgar a reedição no perfil oficial do Twitter:  "Um dos discos de vinil mais procurados da história volta às prateleiras", afirmou.

Polêmica real

A faixa-título do single, lançado em 27 de maio de 1977, tinha o mesmo título do hino britânico, “God Save The Queen” (“Deus Salve a Rainha”, em tradução livre). No entanto, ao contrário da canção tocada em eventos reais, a composição do conjunto de Sid Vicious escarnecia a monarquia, chegando a ser proibida de tocar nas redes de rádio e televisão pública.

Na época do lançamento, Elizabeth II celebrava o jubileu de prata ao completar 25 anos com a coroa — mas na letra da canção, era classificada como alguém que “não é um ser humano”, além de comparar a monarquia regente com um "regime fascista". Sua repercussão não apenas movimentou debates, como é um marco histórico do punk-rock protestante para as grandes massas.

Reino Unido Música monarquia Punk Sex Pistols rock Elizabeth II Família Real britânica

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada