Cena do filme Tubarão (1975) - Divulgação/Universal Pictures
Entretenimento

Steven Spielberg desenvolveu um transtorno após o filme Tubarão

O clássico longa de terror psicológico perturbou não apenas suas audiências, mas também o diretor

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/10/2021, às 14h21

Segundo divulgado pela Entertainment Weekly e relembrado pela revista Rolling Stone, o prestigiado Steven Spielberg, diretor do lendário terror psicológico lançado no Brasil com o nome de "Tubarão", relevou ter sofrido diversas consequências psicológicas como consequência da produção. 

A razão por trás desses sintomas, todavia, não foi a natureza perturbadora das cenas gravadas, e sim o próprio processo da gravação.

Na época, Spielberg era ainda um profissional com relativamente pouca experiência em Hollywood, e muita coisa deu errado até que o longa chegasse aos telões. Ele tinha 55 dias para fazer o filme, por exemplo, e acabou precisando de 159, quase o triplo de seu prazo original. 

Outro aspecto preocupante foram os gastos, que também ultrapassaram a quantia disponibilizada para a produção. A cereja no bolo foi o fato que o tubarão mecânico estava constantemente dando defeito, que foi um dos motivos pelo qual ele raramente aparece em alguma cena. 

A pressão intensa ao qual o jovem diretor foi submetido acabou fazendo com que ele desenvolvesse Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), uma condição que possui sintomas como pesadelos, ansiedade constante, recordações intensas do evento que geram reações físicas e até ataques de pânico, conforme documentado pelo site Tua Saúde. 

Ainda conforme a entrevista de Steven à EW, ele visitou o local das filmagens inúmeras vezes nos anos seguintes para tentar lidar com o ocorrido. 

"Eu costumava me sentar naquele barco sozinho durante horas, apenas trabalhando  meu trauma, e eu tremia. Minhas mãos tremiam", afirmou o cineasta. 
notícias filme Steven Spielberg pesadelo Tubarão Produtor

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada