Imagem do tanque modelo Bergepanther - Reprodução/Facebook/Panzer Farm
Segunda Guerra Mundial

Tanque da era nazista é descoberto em rio na Polônia

O blindado desaparecido desde a 2ª Guerra Mundial pode ser o último de seu tipo e valeria milhões

Redação Publicado em 20/10/2023, às 09h47

Um tanque Panzer da era nazista, possivelmente o último de seu tipo, foi descoberto em um rio na Polônia, aproximadamente oito décadas após seu naufrágio.

Uma lenda local afirmava que as tropas nazistas teriam deixado para trás vários de seus tanques, ao tentar escapar do exército soviético pelo rio Czarna Nida, localizado próximo de Bieleckie Młyny, no sul da Polônia, em 1945.

Conforme repercutido pelo portal da Folha de S. Paulo, o jornal britânico Daily Mail também apontou que outros dois Panzers incompletos foram retirados do rio em 1990 e 2003, desde então boatos sobre a existência de um terceiro tanque perdido permaneceram vivos entre os moradores locais.

Este último veiculo encontrado é do modelo Bergepanther, utilizado para rebocar outros tanques. Segundo veículos da mídia local, um modelo parecido foi comercializado na Alemanha há dois anos por 15 milhões de euros (cerca de R$ 80 milhões).

Resgate

A operação de resgate do maquinário foi liderada por Michał Kęszycki, gerente técnico da Panzer Farm. Durante uma entrevista à mídia local, ele afirmou que um idoso teria apontado ao seu tio o local de naufrágio do tanque na década de 1990. 

Nesta mesma conversa, Kęszycki disse ter encontrado o local exato há alguns meses, com o auxílio de um magnetômetro, instrumento que calcula a direção e a intensidade do campo magnético da Terra. "Só existem alguns tanques Bergepanther no mundo, mas nesta versão é o único", disse ele.

Segunda Guerra Mundial descoberta Tanque Polônia panzer tropas nazistas

Leia também

Bebê Rena: Martha da vida real também perseguiu político com e-mails


Vídeo publicado por Trump menciona 'Reich unificado' caso seja reeleito


Entenda regra que impede Olivia Colman de concorrer ao Emmy por The Crown


Preso por espionagem, cientista russo é condenado a 14 anos de prisão


Vestes de São Pedro e São João serão exibidas pelo Vaticano


São Paulo recebe exposição de 'O Pequeno Príncipe' com cenários inspirados no livro