Imagens dos torcedores ingleses vestidos de trajes cruzados - Reprodução /Vídeo / Youtube
Torcedores ingleses

Trajes cruzados de ingleses são "ofensivos", de acordo com FIFA

Torcedores ingleses estão usando trajes que remetem às Cruzadas

Redação Publicado em 29/11/2022, às 20h11

Torcedores ingleses usaram roupas que têm chamado bastante a atenção durante os  jogos da Copa do Mundo do Catar 2022, e que, de acordo com a FIFA, podem ser "ofensivas", por remeterem às Cruzadas. 

Durante esses jogos, alguns torcedores aparecem vestidos como o patrono inglês São Jorge. Eles aparecem equipados com capacetes, cruzes e espadas de plástico, compondo seus trajes de cruzados.

Trajes de cruzados no contexto árabe ou do Oriente Médio podem ser ofensivos para os muçulmanos. É por isso que os colegas anti-discriminação pediram aos fãs que vestissem as coisas do avesso ou trocassem de vestido”, explicou a FIFA à CNN.

O anúncio foi dado antes do jogo da Inglaterra contra os Estados Unidos, nesta sexta-feira, 25. A FIFA também decidiu anunciar que “se esforça para criar um ambiente livre de discriminação, para promover a diversidade em toda a organização e em todas as suas atividades e eventos”, como informado pela CNN.

Esses trajes podem soar ofensivos devido ao fato de que os exércitos cristãos lutaram contra os muçulmanos por mais de 200 anos, a fim de recuperar Jerusalém e seus arredores que estavam sob o domínio islâmico.

Roupas que lembram a bandeira LGBTQIAP+

Trajes de torcedores, que apresentassem apetrechos ou cores do arco-íris estiveram em destaque por lembrarem a bandeira LGBTQIAP+, o que é um problema já que no Catar, a homossexualidade é ilegal.

Um exemplo da rígida repressão do país, é um evento que ocorreu no Estádio Ahmad Bin Ali na segunda-feira, 21. O jornalista de futebol americano Grant Wahl e a ex-capitã do País de Gales, Laura McAllister, alegaram que foram instruídos pelos seguranças funcionários a remover itens de roupas com as cores do arco-íris.

“Um guarda de segurança me disse que minha camisa era ‘política’ e não era permitida”, escreveu Wahl no Substack.

Ele disse que foi detido e se recusou a entrar na partida devido à “camiseta de bola de futebol com arco-íris” que usava. Ele também escreveu em seu Twitter, que a equipe de segurança, disse à ele:  “Você tem que trocar de camisa. Não é permitido”. 

Na terça-feira, 22, ele declarou à CNN que teria permissão para usar camisetas decoradas com arco-íris devido às garantias que recebeu. Ele alegou que provavelmente usará a camisa novamente, pois "não tem medo de nada disso". 

Inglaterra LGBT insulto cruzados Copa do Mundo do Catar

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro