Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Copa do Mundo

Copa do Mundo Catar: Os momentos decisivos na partida entre o Brasil e a Suíça

Seleção brasileira não brilhou em campo, mas venceu a Suíça por 1 a 0, com golaço de Casemiro

Redação Publicado em 28/11/2022, às 16h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores do Brasil comemorando após jogo contra Suíça - Gettyimages
Jogadores do Brasil comemorando após jogo contra Suíça - Gettyimages

Em jogo válido pela segunda rodada do grupo G, o Brasil venceu a Suíça por 1 a 0 e, assim como a França, se garantiu nas oitavas de final da competição.

Antes de sair a escalação de Tite, técnico da seleção brasileira, os torcedores da seleção verde-amarela estavam se perguntando quem iria entrar na vaga de Danilo, na lateral, e quem seria o responsável em substituir o astro da seleção, Neymar.

Faltando uma hora para bola rolar, a escalação foi divulgada e mostrou que Tite optou em adiantar o jogador do West Ham, Lucas Paquetá, para vaga de Neymar, colocando Fred no meio-campo ao lado de Casemiro. Para vaga de Danilo, ao em vez colocar o experiente Daniel Alves, o treinador deu oportunidade ao jovem lateral do Real Madrid, Éder Militão.

Primeiro tempo

No primeiro jogo sem o Neymar, a seleção brasileira não demonstrou um desempenho agradável no primeiro tempo da partida.

Assim como no jogo contra a Sérvia, o primeiro tempo não teve nenhum gol. Entretanto, diferente do jogo de estreia - que o Brasil demonstrou boas jogadas, explorando ataques em velocidade com Vinícius JúniorRaphinha -, contra a Suíça as jogadas da seleção canarinho não surtiram o mesmo efeito.

A jogada mais perigosa foi aos 25 minutos do primeiro tempo, quando o jogador do Barcelona, Raphinha, fez um cruzamento na medida para Vinícius Júnior, que acabou batendo na bola com a canela, mas obrigando o goleiro suíço, Sommer, a fazer uma grande defesa

Desde o começo do jogo, a escolha de Tite em colocar Fred no lugar de Neymar e adiantar Paquetá, claramente, não foi uma das melhores, devido Fred ter ficado sem função durante a partida.

Crédito/Gettyimages - Fred e Alex Telles, jogador que entrou no segundo tempo

Segundo tempo

Assim que as seleções voltaram para o segundo tempo da partida, o treinador tirou Paquetá e colocou o jovem atacante do Real Madrid em seu lugar, Rodrygo, de 21 anos, que deu uma nova cara para o jogo.

13 minutos depois, aos 58 do segundo tempo, Fred, que fez uma partida muito discreta, saiu para entrada de Bruno Guimarães. Aos poucos as substituições já estavam surtindo efeito.

Aos 66 minutos, Vinícius Júnior recebeu uma bola na ponta esquerda, invadiu a área e deu um belo toque na saída do goleiro para abrir o placar. Entretanto, após os torcedores gritarem gol, o VAR entrou na partida e anulou o gol brasileiro, em virtude que Richarlison, que participou da jogada, estar impedido.

Tite ainda fez mais duas alterações após o gol anulado, tirou o camisa 9, Richarlison, para dar espaço ao camisa 18, Gabriel Jesus. A outra substituição foi a entrada de Antony no lugar de Raphinha.

Depois das mudanças, a seleção conseguiu melhorar em campo, mas ainda sem grande criatividade no campo de ataque, errando muito o "penúltimo passe".

O gol só foi sair aos 83 minutos do segundo tempo. Vinícius Júnior fez uma bela jogada pela esquerda, tocou para Rodrygo, que deu passe giratório para que o volante do Manchester United, Casemiro, desse um chute de primeira, colando a bola no ângulo, não dando a menor chance de defesa para o goleiro adversário. Brasil 1 x 0 Suíça.

Crédito/Gettyimages - Momento do gol de Casemiro

O jogo passou a ser controlado pela seleção. Rodrygo, que deu mais dinamismo à partida, ainda perdeu uma chance aos 93 minutos, quando Vinícius Júnior deu um belo passe e deixou o camisa 21 de frente pro gol, mas ao chutar, foi bloqueado pela zaga.

Já nos acréscimos, os suíços tentavam chuveirinhos para dentro da área na tentativa de buscar o empate, mas a zaga brasileira, sofrendo perigo em alguns momentos, conseguiu anular os ataques adversários.

Em virtude da vitória do Brasil e o empate de 3 a 3 entre a Sérvia e Camarões, a seleção verde-amarela se garantiu nas oitavas, dando o primeiro passo para o hexacampeonato. O Brasil entra em campo contra Camarões na sexta-feira, 2, às 16:00. Tite ainda não poderá contar com Neymar e Danilo para o último jogo da fase de grupos.