Chloe Zhao recebeu dois prêmios durante a cerimônia - Getty Images
China

Vitória de Chloé Zhao no Oscar é censurada na China

A chinesa recebeu os prêmios de melhor filme e melhor direção no último domingo, 25

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/04/2021, às 14h04

A diretora de cinema Chloé Zhao fez história no último domingo, 25, ao receber o Oscar de melhor filme e melhor direção por seu filme "Nomadland". No entanto, a chinesa que foi a primeira asiática a receber o prêmio não teve sua vitória reconhecida na imprensa da China, nem mesmo nas redes sociais.

Segundo o G1, o que aconteceu foi que todas as publicações que citavam o nome da cineasta e sua mais nova produção desapareceram da rede social Weibo ao meio-dia desta segunda-feira, 25.

A imprensa chinesa, ao não comentar sobre o fato, ignorou enorme sucesso do filme de Zhao, o qual foi o grande ganhador da noite e ainda contou com o prêmio de melhor atriz, com Frances McDormand.

No entanto, nem sempre a mídia chinesa se posicionou dessa maneira. De início, a imprensa estatal divulgou o sucesso da diretora, mas tudo mudou após nacionalistas resgatarem entrevistas nas quais Zhao criticava a política do país.

Na cerimônia do Oscar, a cineasta lembrou de sua origem chinesa: "Tenho pensado muito ultimamente sobre como continuo a seguir quando as coisas ficam difíceis. Quando eu era criança na China, meu pai e eu costumávamos memorizar textos e poemas clássicos chineses e recitar juntos".

"Eu me lembro de um chamado 'The Three Character Classic', e ele dizia: 'As pessoas, ao nascer, são boas'. Essas palavras tinham muito impacto quando eu era criança, e ainda acredito nelas", disse ela.

"Sempre achei bondade nas pessoas que conheci — em todos os lugares do mundo. Esse Oscar é para qualquer pessoa que tem a coragem de se manter boa e ver o que há de bom nos outros".

China Oscar chinesa Weibo Nomadland Chloe Zhao diretora vence

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais