Réplica em tamanho real de crânio do Wonderchicken - University of Cambridge
Reino Unido

Wonderchicken: O pássaro moderno mais antigo já encontrado

Encontrado por pesquisadores de Cambridge, o animal viveu na época em que o famigerado asteroide extinguiu os dinossauros

Caio Tortamano Publicado em 19/03/2020, às 08h10

Carinhosamente apelidado de Wonderchicken, pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, encontraram o fóssil do mais antigo pássaro moderno catalogado na história. Trata-se de uma pequena criatura que viveu cerca de 67 milhões de anos atrás.

O doutor Daniel Field, da universidade britânica, foi co-autor da pesquisa e afirma que essa é a evidência mais antiga já encontrada de pássaros como o conhecemos hoje. Pássaros modernos evoluíram de dinossauros carnívoros, a maior diferença entre essas espécies e as aves que vemos hoje é a ausência de dentes nos nossos contemporâneos, além de não ter caudas com ossos e asas com garras.

Mesmo com a evidência do novo fóssil, ainda não existe um consenso de quando os pássaros modernos começaram a surgir. Especialistas tendem a acreditar que tenha sido no período entre 110 a 85 milhões de anos.

Ilustração de como seria a suposta ave / Crédito: Phillip Krzeminski

 

O pássaro, cujo nome oficial é Asteriornis maastrichtensis, foi encontrado na Grécia, e devia pesar cerca de 400g. A idade é compatível com o período em que o asteroide — que muitos acreditam ter extinto os dinossauros — atingiu a Terra, mostrando que a evolução moderna dos pássaros pode ter acontecido nesse período.

descoberta fóssil ave antigo Pássaro

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada