Imagem ilustrativa de um OVNI - Getty Images
Ufologia

A busca por OVNIS: conheça o projeto Livro Azul, dos EUA

A ambiciosa série de estudos sobre objetos voadores não identificados é alvo de curiosidade até os dias atuais

Penélope Coelho Publicado em 17/12/2020, às 13h35

O projeto Blue Book, ou, Livro Azul — na tradução literal para o português —, é conhecido como uma série de estudos sobre a suposta presença de objetos voadores não identificados, os chamados OVNIs. A pesquisa foi conduzida pela Força Aérea dos Estados Unidos.

Os documentos do plano, iniciado em 1947, ficaram durante muitos anos arquivados pelas autoridades norte-americanas, porém, após a insistência do historiador John Greenewald — que passou quase décadas pedindo pela revelação dos documentos considerados —, o resultado dos estudos foi publicado, gerando curiosidade até hoje.

Revelações 

Quando chegou ao fim, em 1969, o projeto Livro Azul havia recolhido cerca de 12 mil relatos sobre OVINIs nos EUA. O estudo foi criado logo após a Segunda Guerra Mundial e surgiu com a intenção de interromper a histeria da população após crescentes denúncias sobre objetos voadores não identificados.

Nas décadas de 1940 e 1950, as ocorrências sobre objetos voadores não identificados eram discutidas até mesmo pelo mais alto escalão do governo estadunidense. Após duas décadas de pesquisas, a maioria dos depoimentos foi considerada como identificações incorretas de fenômenos naturais, por exemplo, nuvens e estrelas.

Segundo o National Reconnaissance Office, a maioria dos acontecimentos pôde ser explicada. As ocorrências acabavam envolvendo aviões, balões ou até mesmo eventos da natureza, meteorologia ou mudança de tempo.

Contudo, mais de 700 dos depoimentos não apresentaram nenhuma resposta concreta para o ocorrido, mesmo após análises persistentes por parte dos ufólogos. Como era de se esperar, a questão ainda intriga os mais curiosos sobre o tema.

O historiador Greenewald destaca um dos casos, esse em especial aconteceu no ano de 1964, em Socorro, Novo México, Estados Unidos. Na ocasião, um policial local afirmou ter interrompido uma perseguição após avistar algo estranho pairando no céu.

O homem relatou que passou a seguir o objeto que ele descreveu como ‘algo vermelho de formato estranho’. O policial afirma que viu o OVNI aterrissar e que de dentro do objeto supostamente saíram dois seres que tinham o tamanho de crianças.

Imagem meramente ilustrativa de um disco voador / Crédito: Divulgação/Pixabay

 

Após isso, o homem relata que o 'veículo' decolou novamente. Entretanto, o mais estranho aconteceu depois: vestígios e queimaduras realmente ficaram marcados no terreno onde a autoridade revelou ter visto o objeto voador não identificado. Mesmo após décadas de pesquisas, esse caso ainda não tem uma explicação.

Ocultos

De acordo com John Greenewald ainda há uma série de documentos sobre OVNIs que não foram revelados pelo governo dos Estados Unidos. O homem acredita que o projeto Livro Azul seja somente a ‘ponta do iceberg’.

O historiador afirma que os estudos sobre objetos voadores não identificados não se limitam somente a Força Aérea norte-americana. Para ele, outras entidades do governo como a CIA e a agência de inteligência de defesa, também já investigaram a presença de OVNIs, mas, os documentos nunca foram divulgados.

Greenewald afirma que continuará pressionando as autoridades norte-americanas, com o objetivo de ter acesso a todas as papeladas que envolvem pesquisas sobre o assunto.


+ Saiba mais sobre ufologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Fire in the Sky: Based on the True Story, de Travis Walton (1996) - https://amzn.to/363rf4f

UFOs: OVNIs - Militares, pilotos e o governo abrem o jogo, de Leslie Kean (2011) - https://amzn.to/2WCs4gi

Óvnis: Uma história da atividade alienígena dos avistamentos às abduções até a ameaça global, de Rupert Matthews (2011) - https://amzn.to/2WwzX6I

Céus abertos, mentes fechadas: Pela primeira vez, um homem do governo, expert em óvnis, fala sobre o assunto, de Nick Pope (2011) - https://amzn.to/3chIAJh

O Enigma UFO: Conheça a Verdadeira História de OVNIS, ET´s, Alienígenas, Óvnis, Discos Voadores, Aliens, Abduções, Ufologia e a Agenda Secreta Para o Planeta Terra, de Steven Lawrence (Ebook) - https://amzn.to/35JxvOC

UFO - O Visitante Inesperado: Avistamentos de objetos voadores não identificados no Rio de Janeiro - Brasil, de Anderson Oliveira (Ebook) - https://amzn.to/35H6zyY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Estados Unidos ufologia estudo OVNI Amazon matérias Livro Azul

Leia também

Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Drogas e morte precoce: o declínio da atriz Dana Plato


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


A outra vítima do GP de San Marino: A trágica morte de Roland Ratzenberger