Hitler (à dir.) e o projeto (à esqu.) - Divulgação
Nazismo

Estruturas monstruosas: o insano plano faraônico de Hitler para Berlim

Hitler tinha como objetivo transformar Berlim na capital do mundo e, por isso, planejou enormes construções na cidade

Giovanna Gomes Publicado em 30/12/2020, às 16h13

A criação da Welthauptstadt Germania (“Germânia, a Capital do Mundo”, em português) era um dos maiores planos de Adolf Hitler.

Como o próprio nome indica, o líder nazista tinha como objetivo que a cidade de Berlim se tornasse a grande capital do Mundo. E uma cidade tão importante deveria ter imponentes edifícios, em especial, um enorme palácio que representasse seu poder.

Assim, Hitler confiou a tarefa de desenvolver o projeto ao arquiteto Albert Speer, um homem de sua confiança e que era membro do partido nazista.

Insanidade

O planejamento realizado por Speer adequou-se às ideias de Hitler em construir imensas estruturas. Uma das principais delas era uma larga avenida central, que deveria ser construída no centro de Berlim e se chamaria Prachtallee, ou Avenida dos Esplendores.

Albert Speer/ Crédito: Wikimedia Commons

 

Em um de seus extremos seria edificado o Volkshalle (“salão do povo”)  que teria dimensões faraônicas. O domo do palácio atingiria uma altura de impressionantes 200 metros e seu diâmetro seria de 250 metros.

Estima-se que o local poderia comportar até 150 mil pessoas. No meio da avenida, haveria uma estrutura semelhante ao arco do triunfo, mas com a diferença de ter o triplo de seu tamanho.

O arco teria dupla função: ostentar o poder do império nazista e homenagear 1,8 milhão de alemães mortos, cujos nomes estariam gravados no monumento. No entanto, o projeto não saiu do papel.

Projeto da Welthauptstadt Germania/ Crédito: Kater Begemot

 

Como os engenheiros da época suspeitavam, a estrutura seria pesada demais, de modo que o solo não suportaria o peso.

Para confirmar a teoria, foi realizado um teste: profissionais elaboraram um enorme cilindro que foi chamado Schwerbelastungskörper. Caso ele afundasse mais de seis centímetros no solo, a construção não poderia ser realizada.

Confirmando o que já era esperado, o resultado foi que a estrutura acabou por afundar 18 cm. Contudo, o cilindro encontra-se até hoje em Berlim.

Construções faraônicas

Além das construções faraônicas, Hitler ainda promoveria alterações nas linhas ferroviárias locais, mudando drasticamente as rotas dos trens.

Uma das antigas estações, Anhalter, seria transformada numa piscina pública, o que não se concretizou. Na década de 1950, o local foi destruído, sendo que apenas parte da fachada ainda permanece erguida.

O cilintro construído como teste ainda existe nos dias de hoje/ Crédito: Wikimedia Commons

 

O Olympiastadion, o Estádio Olímpico de Berlim, foi um dos únicos projetos que foram, de fato, construídos. No ano de 1936, a estrutura, foi utilizada durante os jogos de verão. Este era um dos maiores estádios à época em que foi feito e permanece sendo utilizado até os dias de hoje.

Condenação 

Após o final da guerra, muitos líderes nazistas foram julgados e condenados. Entre eles, estava o aquiteto Speer, que recebeu uma pena de 20 anos e foi preso na cidade de Nuremberg.

Outra parte do projeto /Crédito: Kater Begemot

 

O nome do Reich, que por muito tempo foi conhecido como o "bom nazista", ideia desmentida no filme Speer goes to Hollywood, da diretora israelense Vanessa Lapa, alcançou sua liberdade apenas em 1966.

Desde então, o alemão passou a se dizer arrependido de seus feitos, tendo escrito três livros sobre o regime. Ele morreu em 1981, aos 76 anos.


+Saiba mais sobre Hitler a partir de grandes obras disponíveis na Amazon:

Diários de Berlim. 1940-1945. Os Bastidores da Operação que Planejou Assassinar Hitler, de Marie Vassiltchikov (2014) - https://amzn.to/36DRazx

Minha Luta de Adolf Hitler com Comentários - https://amzn.to/34IZgFf

Os fornos de Hitler: A história de uma sobrevivente de Auschwitz - https://amzn.to/2K2S5jv

Hitler e o Desarmamento - https://amzn.to/36NYoRq

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Nazismo Berlim Hitler arquiteto capital

Leia também

Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Drogas e morte precoce: o declínio da atriz Dana Plato


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


A outra vítima do GP de San Marino: A trágica morte de Roland Ratzenberger