Melania Trump usando uma jaqueta com frase polêmica, em 2018 - Getty Images
Estados Unidos

'Eu realmente não me importo, você se importa?': relembre a polêmica jaqueta de Melania Trump

Durante visita a crianças detidas na fronteira com o México, em 2018, a então primeira-dama usou uma jaqueta com estampa controversa. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 20/01/2021, às 11h28

Melania Knauss-Trump, de 50 anos de idade, é uma conhecida ex-modelo eslovena-americana. A mulher está ao lado de Donald Trump desde 2005, e teve um filho com o político, Barron Trump, de 14 anos.

Quando seu marido assumiu o cargo de maior importância em 2016, Melania já chegou a Casa Branca acostumada com os holofotes. Contudo, durante o mandato do marido — que chega ao fim nesta quarta-feira, 20, — a esposa do bilionário ficou marcada por, na maioria das vezes, optar pelo silêncio.

Apoiando rasas iniciativas, ela quase não deu entrevistas durante os últimos quatro anos, além de ter organizado um pequeno número de jantares formais. Nesse período, a mulher criou uma espécie de barreira com a imprensa, mas, não passou ilesa pelas críticas quando tomou algumas atitudes controversas.

Má escolha

Em 21 de junho de 2018, Melania, realizou uma visita a crianças detidas na fronteira com o México, na ocasião, o que mais chamou a atenção foi a escolha de sua peça de roupa.

Após visitar os centros que abrigam crianças que foram separadas de seus pais na fronteira, a mulher usou uma jaqueta com uma polêmica frase estampada na parte das costas, na hora de embarcar de volta em um avião.

“Eu realmente não me importo, você se importa?”, dizia a frase escrita no casaco da então primeira-dama dos Estados Unidos. De acordo com uma reportagem da BBC, a escolha da peça em questão foi repercutida negativamente.

“Eu realmente não me importo, você se importa?” tradução da frase estampada na jaqueta de Melania / Crédito: Getty Images

 

A imprensa e o público levantaram a possibilidade de que a jaqueta verde militar da marca Zara — que custava cerca de US$ 39 dólares na época —foi escolhida propositalmente para a ocasião, como se a mulher não se importasse com a situação das crianças que foi visitar.

Reações

Sabe-se que na mesma época da ida de Melania à fronteira, o governo do republicano Trump havia imposto uma dura política para os imigrantes. Chamada de “tolerância zero”, a medida dizia que cidadãos que fossem pegos tentando atravessar a fronteira dos EUA sem documento, eram considerados criminosos.

Com a nova regra, os imigrantes acabavam perdendo a custódia dos filhos, que ficavam separados de suas famílias em abrigos. Nesse cenário, muitos entenderam que a escolha do casaco da ex-modelo poderia representar uma espécie de ‘mensagem oculta’.

Na ocasião, órgãos e personalidades importantes dos Estados Unidos, usaram as redes sociais a fim de mostrarem o descontentamento com tal atitude da então primeira-dama.

O escritório Anistia Internacional nos EUA publicou que estava "chocado com a gritante falta de empatia" da eslovena. Já a atriz e vencedora do Oscar, Patricia Arquette, disse em seu Twitter: “Melania Trump ganhou o prêmio de pior look do século".

Na opinião do estilista e consultor de moda Bob Phibbs, a mulher sabia o que estava fazendo quando escolheu usar aquela jaqueta. "Ela é uma ex-modelo. Toda peça de roupa tem um propósito e uma declaração. Ela é totalmente ligada na imagem, assim como Trump. Ela sabe o poder disso”, disse Phibbs, em entrevista ao jornal The New York Times.

Respostas

Trump ao lado de Melania / Crédito: Wikimedia Commons

 

Ao perceber a dimensão que o uso daquela peça de roupa tinha tomado, a porta-voz da então primeira-dama veio a público tentar esclarecer as coisas, mas já era tarde demais. Mesmo assim, Stephanie Grisham, afirmou que “não havia mensagem oculta” na decisão da vestimenta de Melania.

Donald Trump, conhecido por usar com frequência suas redes sociais, disse em seu Twitter que a frase “Eu realmente não me importo, você se importa?”, no casaco da esposa era voltada para a imprensa, fazendo uma crítica sobre a propagação de supostas notícias falsas sobre a mulher. “Melania aprendeu como são desonestos, e ela realmente não se importa”, escreveu o então líder dos Estados Unidos.

As tentativas de desfazer a imagem polêmica que Melania causou ao escolher uma peça de roupa com uma frase controversa que poderia contrastar com sua visita, não deram muito certo. Por isso, quase três anos depois, a mulher ainda é lembrada por essa atitude.


++Saiba mais sobre Donald J. Trump por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

A arte da negociação, de Donald J. Trump (2017) - https://amzn.to/2ZdoSup

Nós Queremos que Você Fique Rico, de Donald J. Trump e Robert T. Kiyosaki (2017) - https://amzn.to/2TddTNW

Grande outra vez: Como recuperar a América debilitada, de Donald J. Trump (2017) - https://amzn.to/3g174sz

Todo mundo odeia um vencedor: Aprenda como chegar ao topo e permanecer lá, de Donald J. Trump (2019) - https://amzn.to/2ABnx6l

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Estados Unidos Donald Trump polêmica roupa Amazon Melania Trump jaqueta

Leia também

Drogas e morte precoce: o declínio da atriz Dana Plato


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme