- Crédito: Reprodução
Japão

Há 16 anos, Shoko Asahara, líder da seita que envenenou um metrô inteiro no Japão, era condenado à morte

Movido pela fé e por profecias apocalípticas, o Aum Shinrikyo matou 13 pessoas e feriu outras milhares

Fabio Previdelli Publicado em 27/02/2020, às 10h00

Os períodos pós-Guerras causaram grandes inseguranças em diversos países. Depois de todo o sofrimento e destruição, os rumos da humanidade permaneceram incertos nos anos seguintes. Muitas pessoas tinham medo de que uma grande Terceira Guerra Mundial pudesse estar próxima e, por consequência, isso acabaria pondo um fim à existência humana na Terra.

Seguindo esse preceito, Shoko Asahara criou a Aum Shinrikyo, que ficou popularmente conhecida como Culto da Verdade Suprema. Asahara e seus seguidores acreditavam, entre outras coisas, que o mundo acabaria em um futuro confronto global entre nações e somente seus integrantes iriam sobreviver. O grupo foi responsável por diversas mortes nos anos 1990.

Mas o início da organização foi totalmente diferente do seu trágico fim. Criado no começo dos anos de 1980, a seita misturava crenças budistas e hinduístas. Em 1989, a Aum ganhou grande prestígio no Japão, e foi ganhando milhares de adeptos por diversas regiões do globo. Shoko, inclusive, publicou livros e palestrou em grandes universidades — o que fez com que grande parte de seus entusiastas fossem estudantes japoneses de renomadas instituições.

Shoko Asahara meditando / Crédito: Creative Commons

 

No entanto, a radicalização do grupo tornou seus participantes perigosos. Eles passaram a sequestrar, perseguir e matar oponentes. Com a inclusão de profecias cristãs em sua doutrina, Asahara passou a se declarar, ao mesmo tempo, Jesus Cristo e o primeiro iluminado a chegar a Terra depois de Buda.

Logo em seguida, os integrantes começaram a realizar ataques terroristas pelo país. Os primeiros atentados foram tentativas frustradas de liberar cianeto de hidrogênio — gás letal — em diversas estações metroviárias do Japão.

Em 20 de março de 1995, o pior aconteceu. Liderados por Asahara, cinco membros da seita lançaram coordenadamente diversas bolsas com gás de sarin — líquido transparente e inodoro — em diversos trens na cidade de Tóquio. Ao todo, foram 13 vítimas fatais e 6 mil feridos. Diversos deles ficaram em estado vegetativo após inalarem o gás.

Mais de 150 pessoas acabaram presas por envolvimento na ação. Em 16 de maio daquele ano, foi a vez de Shoko ser levada atrás das grades. Foi só após a prisão de seu líder que as autoridades tiveram evidências o suficiente para provar o envolvimento do culto com o atentado.

Médicos socorrendo as vítimas do atentado / Crédito: Creative Commons

 

Em 27 de fevereiro de 2004, há exatos 16 anos, Shoko Asahara e outros 13 membros do grupo foram condenados à morte. No entanto, Asahara só foi executado após um longo processo com 27 acusações de homicídio — sendo executado por enforcamento em um centro de detenção em Tóquio em 6 de julho de 2018, aos 63 anos.

Após o episódio, a Aum Shinkyo passou a ser considerada uma organização terrorista nos Estados Unidos e em diversos países. Em 2000, a seita passou a adotar o nome de Aleph. Apesar de descartarem influência de Asahara, o grupo permanece em constante vigília das autoridades locais, e são considerados como uma organização perigosa até hoje.


++ Para saber mais sobre o a história do Japão:

História secreta da rendição japonesa de 1945: Fim de um império milenar, de Lester Brooks (2019) - https://amzn.to/2PtWxuc

Essência do Xintoismo: A Tradição Espiritual do Japão, de Motohisa Yamakage (2010) - https://amzn.to/2T4LWbu

História concisa do Japão, de Brett L. Walker (2017) - https://amzn.to/2HZhIQD

Lonely Planet descubra o Japão, de vários autores (2017) - https://amzn.to/32u9SrK

História do Japão, de Kenneth Henshall (2008) - https://amzn.to/2T2sA6A

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Religião Cristianismo atentado budismo Shoko Asahara Profecia Terceira Guerra Mundial Aum Shinrikyo Culto da Verdade Suprema Hinduismo

Leia também

Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


Harry Potter: Os significados, em latim e outras línguas, dos feitiços


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix