Ilustração de um soldado ferido - Wikimedia Commons
Guerras

Angel Glow: O mistério dos soldados com ferimentos iluminados

Durante a Guerra Civil Americana, combatentes tombados entre mortos viram seus ferimentos se acenderem na noite, em um inusitado tom azul-claro

Thiago Lincolins Publicado em 17/04/2020, às 08h00

Os dois dias de conflito na Batalha de Shiloh, em abril de 1862, durante a Guerra Civil Americana, resultaram em 3 mil mortos. Esses foram os sortudos: nos dias seguintes, 16 mil feridos agonizavam no campo de batalha.

Como acontecia em toda a guerra (e ainda acontece), os que sobreviveram tiveram que lidar com os ferimentos causados por balas e cortes com baionetas num terreno frio, imundo e caótico.

Microrganismos ainda não eram bem compreendidos e os antibióticos só viriam muito depois. Os grandes matadores não atendiam por canhão ou fuzil, mas gangrena e choque séptico.

Soldados durante a batalha / Crédito: Wikimedia Commons

 

Pareceu, então, realmente um milagre o que aconteceu em Shiloh. Na espera por ajuda, os combatentes ficaram sentados na lama por dois dias e duas noites. No primeiro anoitecer, algo horripilante e jamais visto: as feridas infeccionadas brilharam num tom azul-claro.

Quando os soldados finalmente receberam tratamento, os médicos tiveram de abandonar seu ceticismo ao notar que os que relataram brilho em suas feridas se recuperaram melhor que os não abençoados pela luminosidade — apelidada então de Angel's Glow (Brilho do Anjo).

O episódio permaneceu sem resposta até 2001, quando surgiu a hipótese hoje vista como mais plausível. Foi quando Bill Martin, um garoto de 17 anos, visitou o local onde ocorreu a batalha.

Após ouvir sobre a história dos soldados que brilharam no escuro, Martin e seu amigo John Curtis realizaram experimentos para descobrir se havia alguma conexão entre a cura das feridas e as bactérias bioluminescentes que vivem no solo. Sua mãe era uma microbióloga e já havia estudado esse tipo de microrganismo.

Bactérias brilhantes

Ao pesquisarem sobre as condições de clima e solo durante a Batalha de Shiloh (EUA), os dois descobriram que as luzes eram as bactérias Photorhabdus luminescens, que vivem nas vísceras de nematoides, vermes do solo. Eles invadem corpos de insetos e se fixam em seus vasos sanguíneos.

Uma larva infectada por uma Photorhabdus / Crédito: Divulgação

 

Ao infectarem esses animais, as bactérias brilhantes são liberadas no fluxo sanguíneo deles e produzem toxinas, que matam o inseto hospedeiro e expulsam ou dizimam outros microrganismos que estejam ali. As toxinas não funcionam em humanos. A outra parte é basicamente um antibiótico

Havia um buraco na teoria: as bactérias Photorhabdus luminescens não são capazes de sobreviver à temperatura do corpo humano. Como, então, teriam se infiltrado nas feridas dos soldados em 1862?

Os garotos descobriram que, no começo de abril daquele ano, a temperatura teria sido tão baixa que os soldados, à espera de ajuda médica, quase sofreram de hipotermia durante a noite. O frio tornou o corpo dos combatentes favorável ao microrganismo. O milagre, assim, atingiu quem esteve mais perto da morte.

Esses tiveram suas feridas tomadas pela Photorhabdus, que eliminou os organismos responsáveis pelas necroses. Como a bactéria não é adaptada para atacar humanos, o sistema imunológico dos soldados não teve dificuldade em eliminá-la. Resultando numa chance maior de sobreviver que a de quem não passou por hipotermia.


+ Saiba mais sobre a Guerra Civil Americana por meio das obras disponíveis na Amazon:

História da Guerra Civil Americana, John Wright (2008) - https://amzn.to/2Vf3anq

Histórias da Guerra Civil Americana, Ambrose Bierce - eBook (2020) - https://amzn.to/3eueaET

Lincoln, Doris Kearns Goodwin (2013) - https://amzn.to/3afCZkO

A revolução americana, Gordon S. Wood (2013) - https://amzn.to/2Vfb7ZH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du

 

Guerra Civil Americana Soldados Bill Martin Photorhabdus luminescens John Curtis Bactéria Batalha de Shiloh escuro brilho

Leia também

A outra vítima do GP de San Marino: A trágica morte de Roland Ratzenberger


Drogas e morte precoce: o declínio da atriz Dana Plato


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme