Fotografia de Joe Arridy, já na cadeia - Divulgação
Personagem

Joe Arridy, o homem que foi executado por um crime que jamais cometeu

Apesar de suas dificuldades mentais evidentes, que o impediam, por exemplo, de dizer frases completas, Arridy foi pressionado a emitir uma confissão falsa através de um longo interrogatório

Pamela Malva / Atualizada por Ingredi Brunato sob a supervisão de Alana Sousa Publicado em 27/06/2020, às 18h00

Em 1936, um crime chocante ocorrido no ensolarado estado norte-americano do Colorado ganhou as manchetes de jornais por todo o país. 

Duas irmãs de 12 e 15 anos haviam sido atacadas no meio da noite: a mais velha, Dorothy Drain, foi estuprada e assassinada, enquanto a mais nova, Barbara Drain, a despeito do espancamento que sofreu, conseguiu sobreviver para ver um novo dia raiar. 

Logo uma investigação foi iniciada para tentar pegar o homem que havia cometido aquelas atrocidades contra as adolescentes, isso tudo enquanto a própria população clamava por justiça. O caso foi lembrado pelo site Law Week Colorado em um texto de 2020. 

O homem errado 

Em meio ao fervor de encontrar o culpado pelo crime que tirou a vida da jovem Dorothy e traumatizou sua irmã mais nova, todavia, um rapaz inocente acabou sendo capturado. Era Joe Arridy, de 21 anos, que foi encontrado caminhando a esmo em uma região próxima da casa das garotas onze dias após a fatídica noite em que elas foram violadas. 

A princípio, ele foi preso por “vadiagem”, todavia após um interrogatório conduzido pelo xerife George Carroll, Arridy acabou confessando ter sido o responsável pelo ataque às irmãs Drain. Para o xerife, o caso estava encerrado ali: o jovem batia com a descrição, e ainda havia admitido ser o culpado após ser questionado por algumas horas. 

Mugshots de Arridy já na cadeia / Crédito: Divulgação 

 

Julgamento injusto 

Ainda segundo o Law Week Colorado, todavia, Joe era na verdade um portador de deficiência mental, apresentando por exemplo grande dificuldade em falar sentenças completas, e tendo passado quase a vida toda em uma instituição dedicada a pessoas com necessidades especiais. Ele havia fugido do local quando foi encontrado pela polícia. 

Essa foi apenas uma das informações descobertas a respeito do rapaz durante o tribunal que o julgou. Os psiquiatras do estado também concluíram, por exemplo, que seu QI equivalia ao de uma criança de 6 anos de idade, e que ele era "incapaz de executar qualquer ação com intenção criminosa".

Durante as vezes que foi convidado a falar, Arridy deu informações confusas e contraditórias a respeito do delito, demonstrando que na verdade não sabia os detalhes fundamentais do caso, como a arma usada para cometer o crime. 

O que torna seu caso ainda mais revoltante, todavia, é que o verdadeiro responsável pelo crime contra as irmãs foi encontrado durante a mesma época. Era Frank Aguilar, que foi reconhecido por Barbara como sendo o homem que havia invadido o quarto delas naquela noite, e ainda tinha um motivo bem definido por trás de suas ações violentas — ele trabalhava para o pai das meninas, e havia sido demitido poucos dias antes do crime. 

Outro detalhe é que Aguilar afirmou nunca ter visto Arridy em sua vida, e Barbara também testemunhou que ele não participou do ataque. Ainda assim, a falsa confissão do jovem portador de deficiência foi tudo que bastou para considerá-lo culpado pelo crime e condená-lo à morte, a mesma sentença que fora recebida por Frank

 Roy Best lê a sentença de Joe Arridy para o jovem / Crédito: Biblioteca Pública de Denver

 

Corredor da morte 

O Law Week Colorado publicou também o parecer de Roy Best, que era diretor do Centro Correcional Territorial do Colorado, onde Joe foi mantido em seus dias finais, e afirmou que o rapaz era “o prisioneiro mais feliz no corredor da morte”. 

“Ele provavelmente nem sabia que estava prestes a morrer, tudo o que fez foi sentar e brincar alegremente com um trem de brinquedo que eu lhe dei”, declarou ainda Best

A última refeição escolhida por Joe foi sorvete, e antes de ser levado para a câmara de gás onde morreria, deu seu trem de brinquedo para outro prisioneiro. Ele estava sorridente enquanto era levado para ser executado, e no único momento que mostrou ansiedade, bastou Roy segurar sua mão para acalmá-lo. Quando a porta da câmara de gás foi fechada, entretanto, o diretor chorou a morte do rapaz alegre.  

Joe Arridy entrega seus trens de brinquedo para outro prisioneiro / Crédito: Divulgação/Youtube

 

Foi apenas em 2011, 72 anos mais tarde, que o governador do Colorado de então, chamado Bill Ritter, concedeu um perdão póstumo a Joe Arridy, reconhecendo, afinal, sua inocência.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

O sol ainda brilha: A história real do homem que passou 30 anos no corredor da morte por crimes que não cometeu, de Anthony Ray Hinton (2019) - https://amzn.to/37JVInf

Estarão as prisões obsoletas?, Angela Davis (2018) - https://amzn.to/31UXctz

Presos que menstruam: A brutal vida das mulheres - tratadas como homens - nas prisões brasileiras, Nana Queiroz (e-book) - https://amzn.to/2SQJHHs

Manicômios, prisões e conventos, Erving Goffman (2015) - https://amzn.to/3258P1n

As prisões da miséria, Loïc Wacquant (2001) - https://amzn.to/2SriHyW

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Estados Unidos Colorado injustiça Inocente portador de deficiência mental

Leia também

A outra vítima do GP de San Marino: A trágica morte de Roland Ratzenberger


Drogas e morte precoce: o declínio da atriz Dana Plato


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme