Glenn Greenwald discutindo com Augusto Nunes - Reprodução Youtube Pânico Jovem Pan
Brasil

Muito além de Glenn Greenwald e Augusto Nunes: conheça 6 discussões históricas que marcaram a política brasileira

O episódio ocorrido durante o programa Pânico, da rádio Jovem Pan não foi um caso isolado. Confira!

Fabio Previdelli Publicado em 07/11/2019, às 16h00

O jornalista Glenn Greenwald (do The Intercept) foi um dos convidados de hoje do programa Pânico, da rádio Jovem Pan. Além de Glenn, o jornalista Augusto Nunes (da Jovem Pan, Veja e Record) também foi convidado para debater sobre o jornalismo brasileiro e as recentes matérias da Rede Globo sobre o caso Marielle Franco.  

Entretanto, o que era para ser uma discussão saudável, acabou se tornando em uma troca de ofensas e agressões físicas. Glenn chamou o jornalista diversas vezes de covarde, pois Nunes fez comentários sobre os seus filhos com o deputado David Miranda. Visivelmente incomodado com as declarações do jornalista americano, Augusto tentou dar uma tapa em Glenn antes de acertá-lo no rosto.

A discussão se estendeu por alguns segundo antes do programa ser tirado do ar e voltar mais de 12 minutos depois. No regresso, Augusto Nunes não estava mais presente no estúdio e Glenn foi aconselhado a não se referir novamente ao jornalista da casa e a não citar o ocorrido no restante da entrevista.

Glenn Greenwald foi agredido por Augusto Nunes durante programa de rádio / Crédito: Youtube Pânico Jovem Pan

 

Uma discussão acalorada entre pessoas que tem opiniões políticas distintas não é uma exclusividade de Glenn Greenwald e Augusto Nunes. Ao longo da História, diversos políticos já perderam a cabeça enquanto discutiam com pessoas que tinham opiniões contrárias à eles.

Confira 6 das brigas mais quentes da política brasileira:

1. Leonel Brizola x Paulo Maluf 

Debate presidencial, 1989: Maluf (PPB) começa com a palavra e parte para a acusçãoa Brizola (PDT). “Desequilibrado! O senhor passou 15 anos no estrangeiro e não aprendeu nada!” começa Maluf. “E pior, não esqueceu nada”, acusando Brizola de ser o mesmo esquerdista de 1960.

A plateia começa a rir e aplaudir, deixando Brizola muito nervoso. “Malufistas!” grita Brizola à plateia. “Filhotes da Ditadura” acusa o pedetista, lembrando que “todos engordaram durante a Ditadura”, acusando Maluf de ser um antidemocrata tentando manter seu poder. A mediadora Maria Gabriela tentava manter a ordem.

2. Zeca Dirceu x Paulo Guedes 

Comissão de Constituição e Justiça, 2019: Em plena discussão sobre a proposta do governo Bolsonaro para a Reforma da Previdência, o ministro da Fazenda Paulo Guedes coordenava a discussão quando o deputado Zeca Dirceu (PT) questiona a proposta de Guedes:

“O senhor é tigrão quando é com os aposentados, com os idosos, com os portadores de necessidades. O senhor é tigrão quando é com os agricultores, os professores. Mas é tchutchuca quando mexe com a turma mais privilegiada do nosso país”. O Ministro perde a linha e fica extremamente nervoso: “Tchutchuca é a mãe, é a vó”, grita ele a Dirceu.

3. Enéas Carneiro x Fernando Collor 

Debate municipal de São Paulo, 2000: Fernando Collor (PRDB) tem direito de fazer uma pergunta a Enéias Carneiro (PRONA). “Fale qualquer coisa aí”, declara Collor, relutante com Enéias.

“Ótimo. Já que vossa excelência ex-presidente da República nada tem a dizer, eu tenho muito” responde o candidato do PRONA, que começa uma fala acusatva contra Collor e questionando suas capacidades: “Eu tenho tristeza em pensar que o senhor presidiu esse país”.

Quando Collor pôde responder, disse somente: “pode continuar”, olhando com cara de relutância. Enéias então reapresenta sua proposta de governo.

4. Heráclito Fortes x Eduardo Suplicy 

Senado, 2009: Após Suplicy (PT) apontar um cartão vermelho a José Sarney (PMDB) em pleno Senado, o senador Heráclito Fortes (DEM) sai em defesa de Sarney, acusando Suplicy: “o discurso de hoje peca por um aspecto: ele não é sincero”.

Suplicy responde dizendo que “o senador sabe que eu falei a verdade. A mim, ética é muito importante”. Inicia-se um bate-boca entre os senadores. Para provocar, Heráclito declara que sabia que Suplicy mentia pois estava nervoso e declarou, debochado: “Zezinho, um suco de maracujá para o senador, urgente”.

Heráclito também falou que Suplicy brincava de juiz apontando cartões vermelhos. Como resposta, Suplicy rebate a ironia: “Se Vossa Excelência quer distorcer o fato, eu lhe apresento o cartão vermelho”.

5. Aécio Neves x Luciana Genro 

Debate presidencial, 2014: Luciana Genro (PSOL), em resposta, cita o debate de Aécio (PSDB) com Pastor Everaldo e relembra diversos casos de corrupção de governos do PSDB. “O senhor falando do PT é a mesma coisa do sujo falando do mal lavado”. Com tom irônico, Aécio Neves fala que “relembra as origens” de Luciana, que estaria “agindo como linha auxiliar do PT”.

Luciana responde: “Com todo respeito, mas linha auxiliar do PT uma ova, candidato Aécio, porque o PT aprendeu com o senhor, aprendeu com o seu partido!”. No mesmo ano, Aécio volta a discutir com Luciana com um tom muito mais agressivo, apontando e acusando a candidata psolista.

Luciana então gritou com Aécio: “Aécio, não levante o dedo para mim! Quem não tem conexão com a realidade é você. Você que anda de jatinho, que ganha um alto salário e não conhece a realidade do povo”.

6. Orestes Quércia x Rui Xavier 

O jornalista Rui Xavier, do Estado de São Paulo, questionou o político Orestes Quércia, então candidato PMDB à Presidência da República, em 1994, sobre seu enriquecimento. Furioso, o Quércia perde a cabeça e dispara uma série de xingamentos contra Rui:

“Mentiroso, você é mentiroso. Mentiroso, mentiroso, mentiroso. Caluniador. Caluniador e mentiroso. Caluniador e mentiroso. Caluniador e mentiroso. Mentiroso e caluniador. Mentiroso”, diz o deputado.

“Você quer ganhar no grito? Você quer ganhar no grito? No grito não vai ganhar,”, afirma o jornalista. “Não vou admitir essas conversas não. Não é isso não. Você tem que parar de falar mentira no seu jornal", retrucou Orestes.

Aécio Neves Paulo Maluf Fernando Collor Brigas Leonel Brizola discussão Agressão Glenn Greenwald Luciana Genro rádio Jovem Pan Heráclito Fortes Paulo Guedes Enéas Carneiro Orestes Quércia Augusto Nunes The Intercept Eduardo Suplicy Zeca Dirceu Rui Xavier

Leia também

Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Linha Direta: relembre o familicídio da família Gonçalves, tema de novo episódio


Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme