Pelé e seu gesto lendário e membros do movimento Panteras Negras - Getty Images e Divulgação/ Steven Kasher Gallery
Pelé

O famoso soco no ar de Pelé inspirou os Panteras Negras?

A semelhança entre comemoração do craque após os gols e o símbolo da resistência negra gerou teoria curiosa

Ingredi Brunato Publicado em 07/01/2023, às 00h00

Os Panteras Negras foram um partido político norte-americano que tinha como objetivo a defesa dos direitos da comunidade negra nos Estados Unidos. Ele foi fundado em 1966, tendo como símbolo um punho cerrado no ar. 

Já o famoso ato de comemoração de Pelé após seus gols, realizado tantas vezes durante sua lendária carreira no futebol, era o soco para o alto — essa curiosa semelhança, por sua vez, levou dois jornalistas brasileiros a elaborarem uma teoria peculiar.

Em uma matéria publicada pelo Globo Esporte em 2020, Diego Moraes e Marcos Luca Valentim apontam uma coincidência temporal: os Panteras Negras foram criados apenas dois meses após o Santos jogarem uma partida em Nova York. 

Na ocasião, o Peixe ganhou de nada menos que 4 a 0 contra o Benfica, time português. A goleada já era esperada: afinal, era a equipe onde jogava Pelé, o Rei do Futebol, que àquele ponto já havia vencido duas copas, as de 58 e 62. 

Ídolo universal

O camisa 10, que tinha então 26 anos de vida, era celebrado internacionalmente por seu desempenho em campo. Conforme relembrado pelo Globo Esporte, uma boa maneira de exemplificar a adoração gerada pelo futebolista é citando seu encontro com Ronald Reagan em 1982.

O político teria se apresentado para o brasileiro da seguinte forma: "Eu sou Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos. Mas você não precisa se apresentar, porque Pelé todo mundo sabe quem é". A interação icônica foi relembrada pelo craque em uma publicação do Instagram em 2018. 

Partindo do pressuposto que o Rei do Futebol tinha uma fama avassaladora, já sendo mesmo na juventude considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos, os autores da matéria sugerem ser possível que os Panteras Negras teriam se inspirado em Pelé para criar seu símbolo. 

O brasileiro era, afinal de contas, um homem negro de tez escura que, devido ao seu talento absurdo no esporte, havia conquistado aclamação internacional. Era um ídolo para muitos — e com certeza isso incluía membros da comunidade negra dos EUA. 

Não é possível confirmar, é claro, se os fundadores do partido de luta pela igualdade de raça realmente usaram o típico soco no ar de Pelé como modelo para seu símbolo de resistência.

Mas, caso tenham, também não seria de se estranhar: as vitórias consecutivas alcançadas pelo Rei do Futebol em campo com certeza eram um ideal que qualquer um gostaria de simular. 

A origem do punho para o alto 

Os socos desferidos por Pelé no ar depois que a bola batia na rede começaram em um jogo de 1959 contra a Juventus, time italiano cujos fãs não estavam perdendo tempo em insultar o craque a cada movimento seu. 

Pelé abraçando Jairzinho durante a Copa de 1970  / Crédito: Divulgação / FIFA

 

E, como ninguém é de ferro, aquela animosidade toda acabou por tirar o atleta do sério. Assim, quando ele marcou o último gol, vencendo a equipe adversária de 4 a 0, o golpe que deu não foi apenas comemorativo: isso, pois, o craque saiu no soco com a torcida da Juve. O Rei do Futebol relembrou a história em entrevista à revista Placar já em 1999: 

O jogo estava difícil porque o Juventus sempre foi de jogar se defendendo. E os torcedores estavam enchendo o saco. Quando saiu esse gol, parti para cima da torcida, brigando. Não fui dando o soco no ar para dizer ‘gol’. Fui xingando os caras: ‘Seus f.d.p.’. Foi aí que nasceu o soco no ar", contou. 

Assim, sua comemoração começou como um ato de quem já tinha perdido a paciência, e queria partir para ação. Um sentimento que também com certeza era familiar para os membros do movimento negro estadunidense dos anos 60. 

partido comemoração Panteras Negras Movimento Negro Pelé Gol punho erguido soco no ar

Leia também

O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


'A Órfã' da vida real? Conheça a turbulenta história de Natalia Grace


Bebê Rena: Veja 5 atos chocantes da perseguidora na série


Assassinato em alto mar: Veja o novo tema do Linha Direta


Ashley Madison: Veja a história por trás do documentário da Netflix


Amenhotep III, conheça um dos maiores faraós do Egito Antigo