Cena do filme Adoráveis Mulheres - Divulgação / Sony Pictures
Literatura

Atemporal e moderno: clássico Mulherzinhas retrata a emancipação feminina no século 19

Obra da feminista Louisa Alcott recebeu diversas adaptações, entre elas Adoráveis Mulheres, premiada no Oscar 2020

Victória Gearini Publicado em 17/02/2020, às 19h30

Considerada uma das maiores escritoras de seu tempo, Louisa May Alcott foi a responsável por escrever o clássico juvenil Mulherzinhas, em 1868. A obra reúne dramas familiares e sociais, além de ter um caráter autobiográfico da autora.

Louisa May Alcott nasceu em 1832, na Filadélfia, nos EUA. Vinda de uma família dedicada à educação e à Filosofia, Louisa teve o privilégio de conviver e aprender com grandes estudiosos, como o filósofo Henry David Thoureau e o poeta Ralph Waldo Emerson. Ainda jovem — embora tivesse aspirações em se tornar atriz — Louisa engatou na carreira de escritora, com foco na área da Literatura infanto-juvenil.

Abolicionista e feminista, abrigou escravos fugitivos em sua casa com o apoio de sua família. Durante a Guerra Civil Americana trabalhou, ainda, como enfermeira e quase morreu por contrair a febre tifoide. Tal experiência lhe rendeu grandes obras, como Hospital Sketches e Mulherzinha.

Louisa May Alcott (1832-1888) / Crédito: Wikimedia Commons

 

Publicado originalmente em 1868, o livro Mulherzinhas trata de um romance histórico, com inspirações autobiográficas de Louisa. Por meio da história das personagens Meg, Jo, Beth e Amy, reflete sobre os dramas familiares e revela, ainda, as questões econômicas e sociais da época.

A história retrata quatro anos da vida das personagens, mais conhecidas como irmãs March. Para manter uma base familiar estável, as jovens se veem obrigadas a cooperar com os pais. Enquanto o patriarca luta na Guerra Civil Americana, a mãe passa a trabalhar fora de casa para manter o sustento familiar.

Cena do filme Adoráveis Mulheres / Crédito: Divulgação / Sony Pictures

 

Com diversas adaptações para o teatro, rádio e até mesmo para musicais da Broadway, a obra Mulherzinhas ganhou, recentemente, uma versão para os cinemas. Elaborada pela roteirista Greta Gerwig, Adoráveis Mulheres ganhou a categoria Melhor Figurino no Oscar 2020.

O longa contém a participação de Meryl Streep, Emma Watson, Saoirse Ronan e Laura Dern, e relata, fielmente, as passagens da obra original, com personagens interessantes e bem construídos. Tanto a versão literária quanto a adaptação cinematográfica descrevem ao público o contexto histórico da época, de modo que o faça refletir sobre a emancipação feminina, ainda no século 19.

Obra Mulherzinhas / Crédito: Grupo Editorial Edipro

 

Recém publicada no Brasil, em janeiro deste ano, a versão integral da Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro, contém 600 páginas traduzidas pela escritora Giu Alonso. Além disso, em parceria com a editora, a Storytel Brasil lançou uma versão em audiobook.

Mesmo após 152 anos, as questões sociais levantadas por Louisa May Allacott são motivos para debate, o que torna este romance moderno e atemporal. Louisa faleceu em 1888, aos 55 anos de idade, em decorrência de um acidente vascular cerebral.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

Mulherzinhas: Adoráveis Mulheres, de Louisa May Alcott e Daniel Moreira Miranda (2020) - https://amzn.to/2SQ9Ypc

Little Women (Edição Inglês), de Louisa May Alcott (2020) - https://amzn.to/39EhLNB

Rose in Bloom (Edição Inglês), de Louisa May Alcott - https://amzn.to/2Szi2vp

Boas esposas, de Louisa May Alcott (2016) - https://amzn.to/2HxRVPm

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

História Literatura livro filme obra Oscar Amazon Mulherzinhas

Leia também

Movimento anti-stratfordiano: As teorias conspiratórias sobre William Shakespeare


História da arte: confira livros que são um prato cheio para os interessados


Cleópatra e Marco Antônio e mais: 5 casais marcantes da história


10 curiosidades sobre a filosofia e livros para estudar o tema


Leitura: 7 recomendações de livros em oferta que podem te interessar


Conheça 8 vitrolas para quem ama música