Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

10 documentários para entender a história do rock

No Dia Mundial do Rock, conheça filmes que narram a trajetória de grandes nomes do gênero

Letícia Yazbek Publicado em 13/07/2019, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

1. Cobain: Montage of heck (2015)

Por meio de materiais inéditos, como canções, filmes caseiros, obras de arte e fotografias, o documentário — único retrato autorizado do artista, mostra a história de Kurt Cobain, líder do Nirvana. A partir de uma perspectiva reveladora, aborda desde o início da carreira até o fim trágico de sua vida.

2. Janis: Little girl blue (2015)

A obra revela como Janis Joplin, uma garota branca nascida no Texas, invadiu a cena musical do soul, dominada pelos homens. Cartas e entrevistas com a família e os amigos revelam a intimidade de Janis e mostram como ela lutou contra seus vícios e fragilidades.

3. Some Kind of Monster (2004/2014)

A coletânea sobre a banda Metallica inclui um documentário —que acompanha a dinâmica entre os membros do grupo durante a gravação do álbum St. Anger, em 2001 —, além de um filme, lançado em 2014, que mostra o sucesso da banda dez anos depois.

4. Mamonas para sempre (2009) 

Dirigido por Cláudio Kahns, o documentário conta a história Bento, Dinho, Júlio, Samuel e Sérgio, que iniciaram a carreira musical com a banda Utopia e atingiram fama nacional com o grupo Mamonas Assassinas. Uma trajetória meteórica que terminou em seu auge, com um acidente aéreo fatal, em 1996.

5. The Beatles: Eight Days a Week - The Touring Years (2016)

A obra oferece uma análise dos anos 1963 a 1966, durante os Touring Years, quando os Beatles estouraram no cenário mundial — o trabalho e a paixão pela música duravam 8 dias por semana. O documentário inclui entrevistas, gravações e imagens da época.

6. Bowie: The Man Who Changed The World (2016)

Costurada por entrevistas dadas por David Bowie e por amigos e pessoas próximas a ele, a obra mostra a incrível influência do artista na música, na arte e na cultura. Mostra diferentes fases de sua vida, desde o começo da carreira até os últimos dias de vida, quando lançou o álbum Blackstar.

7. Oasis: Supersonic (2016)

Dirigido por Matt Whitecross e produzido pelos premiados Asif Kapadia e James Gay-Rees, o documentário apresenta em detalhes o início da carreira e a ascensão da banda britânica Oasis. Com entrevistas e vídeos, mostra o caos e o sucesso que os irmãos Noel e Liam Gallagher trouxeram ao grupo.

8. Bad Reputation. A Documentary About Joan Jett (2018)

A obra conta a história da estrela do rock Joan Jett, cantora americana que, nos anos 1970, quando bandas como Beatles, Rolling Stones e Pink Floyd estabeleciam o rock como uma atividade masculina, criou a The Runaways, banda formada só por mulheres.

9. Raul — O Início, o Fim e o Meio (2012)

Dirigido por Walter Carvalho, o documentário apresenta a vida e a obra de Raul Seixas, considerado o maior ícone do rock brasileiro. A obra explora desde o início de sua carreira, suas parcerias com Paulo Coelho e seus casamentos, até sua morte em 1989.

10. Amy (2015)

Com mais de 100 entrevistados, a obra, dirigida por Asif Kapadia, coloca as conversas apenas em formato de áudio, em cima de cenas de arquivo que mostram Amy Winehouse em estúdios e shows. Retrata a vida da cantora na juventude, a assinatura de seu contrato com a gravadora e os primeiros sucessos.


Relembre 15 roqueiras incríveis do rock numa matéria exclusiva da Exitoína.