Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Google

25 anos do Google: Veja 6 vezes em que o Brasil foi homenageado com o Doodle

Recurso do Google, que homenageia figuras e datas especiais, já homenagou o Brasil inúmeras vezes; relembre!

Redação Publicado em 04/09/2023, às 12h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paulo Freire e Ayrton Senna já foram homenageados com o Doodle - Reprodução/Google
Paulo Freire e Ayrton Senna já foram homenageados com o Doodle - Reprodução/Google

Revolucionando a maneira como usamos a internet, o mecanismo de pesquisas Google surgiu há 25 anos, numa iniciativa de Larry Page e Sergey Brin, que se conheceram na Universidade de Stanford.

Foi através do projeto 'BackRub' que nasceu a ideia do que conhecemos hoje. Era um algoritmo de pesquisa responsável por verificar a relevância das páginas presentes na web baseada no número de links que redirecionavam para elas. 

Com isso, foi originado o PageRank, núcleo do algoritmo de buscas do Google. "Em 1996, eles lançaram o BackRub como um mecanismo de busca interno para Stanford, e ele se mostrou tão eficaz que logo chamou a atenção de outros estudantes e acadêmicos", explica o Google Discovery em matéria.

Assim surgiu a ferramenta que transformou a maneira como buscamos informações nos dias atuais. Em segundos, é possível encontrar um dado, conferir tudo que acontece ao redor do mundo, ou relembrar uma imagem.

Pensando no aniversário de 25 anos do Google, o site Aventuras na História relembra 6 vezes em que o Brasil foi homenageado com o Doodle, recurso do Google que resgata figuras e momentos históricos. Confira abaixo!

1. Chico Mendes

Ilustração do Doodle homenageia Chico Mendes /Crédito: Reprodução/Google

Em dezembro de 2015, o Google celebrou o 71º aniversário de Chico Mendes,  seringueiro e sindicalista. "O doodle de hoje de Kevin Laughlin homenageia Mendez, que foi tragicamente assassinado por seus bravos esforços", escreveu o Google na homenagem.


2. Menino Maluquinho

Doodle também homenageou o 'Menino Maluquinho' /Crédito: Reprodução/Google

Um dos personagens mais marcantes da história brasileira já foi homenageado pelo Doodle. Em 24 de outubro de 2010, o aniversário de 30 anos do 'Menino Maluquinho', personagem do cartunista Ziraldo, foi resgatado pelo Google com uma ilustração fofa.


3. Bondinho Pão de Açúcar

Ilustração do Doodle homenageia o bondinho do Pão de Açúcar /Crédito: Reprodução/Google

Apaixonante símbolo brasileiro, o aniversário de 100 anos do bondinho do Pão de Açúcar foi celebrado pelo Google em 2012. A ilustração com cores vivas mostra o teleférico e também a Baía de Guanabara.


4. Tarsila do Amaral

Traços de Tarsila do Amaral inspiraram homenagem do Doodle /Crédito: Reprodução/Google

Uma das maiores pintoras, desenhistas e escultoras do país, Tarsila do Amaral foi homenageada pelo Doodle em 2011, no seu 125º aniversário. Para a data, a companhia elaborou uma ilustração inspirada nos traços de Tarsila, semelhantes ao que vemos no quadro 'Abaporu'.


5. Ayrton Senna

Ilustração do Doodle homenageia Senna /Crédito: Reprodução/Google

Outro nome marcante da história brasileira também homenageado pelo Doodle é Ayrton Senna. Tricampeão mundial de F1, o piloto foi celebrado em 2014 pelo Google, no dia em que completaria 54 anos. A ilustração, com as cores da bandeira brasileira, apresenta o rosto do piloto que virou herói nacional.


6. Paulo Freire

Paulo Freire homenageado pelo Doodle /Crédito: Reprodução/Google

Em 2021, Paulo Freire, o ilustre 'Patrono da Educação Brasileira', também foi celebrado pelo Doodle no dia em que completaria 100 anos. A ilustração apresenta o rosto do educador e um lápis. "O Doodle de hoje comemora o centenário do filósofo, educador e escritor brasileiro Paulo Freire. Ele é amplamente considerado um dos pensadores educacionais mais influentes do século XX", escreveu o Google.