Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Leonardo Da Vinci

Google Arts & Culture: Projeto permite visita de obras e vida de Leonardo Da Vinci

Leonardo da Vinci conta com obras conhecidas mundialmente, como a icônica Mona Lisa, de 1503

Redação Publicado em 04/07/2023, às 16h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem que representa o projeto "Inside a Genius Mind" - Divulgação/ Google Arts & Culture
Imagem que representa o projeto "Inside a Genius Mind" - Divulgação/ Google Arts & Culture

Um dos grandes nomes da pintura renascentista italiana, Leonardo da Vinci tem obras reconhecidas mundialmente, como por exemplo, a Mona Lisa, do ano de 1503. Além de ser um gênio na área que exercia, Leonardo também era uma pessoa destacável em outras esferas, como anatomia, arquitetura, física e mecânica

Na última segunda-feira, 3, Da Vinci ganhou uma profundidade maior de sua vida para aqueles que se interessam por sua história. Isso porque, uma experiência do Google Arts & Culture, nomeada de Inside a Genius Mind, mostra outros pontos da vida do pintor, como as mais de 1000 páginas que os cadernos do renascentista possui. 

O projeto se trata de um trabalho executado com a ajuda de mais de 28 instituições internacionais, além de ter tido um longo trabalho de curadoria por meio do uso das ferramentas da inteligência artificial

Na plataforma, é possível visualizar um resumo tanto das obras quanto da vida de DaVinci. Em certa parte da experiência, é mostrado quadros memoráveis do pintor, além de desenhos e outras criações de Leonardo. Para que todas essas informações fossem colhidas para a realização do projeto, segundo repercutiu a revista Galileu, a empresa contatou MartinKemp, conhecido por ser um dos maiores conhecedores do trabalho do renascentista.

Mais detalhes 

O diretor e fundador do Google Arts & Culture, AmitSood, disse na última quinta-feira, 29, em um encontro com jornalistas, que:

Esta é apenas uma experiência de navegação de fluxo livre, onde você só quer entrar nessa mente genial e não quer que ninguém segure sua mão. Você só quer mergulhar de cabeça”. 

Naquela ocasião, ele ainda comentou: “Sou grato pelo fato de termos conseguido unir sete códices em uma plataforma e digitalizar cada conteúdo, já que atualmente estão todos em mãos diferentes”, e completou: “Isso só foi possível graças à IA e ao aprendizado de máquina. Ter tudo isso junto em um só lugar é fantástico”.

Os códices de Da Vinci se tratam dos cadernos pessoais do pintor.