Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Eclipse solar anular

5 coisas que você precisa saber sobre o eclipse solar anular do próximo dia 14

O eclipse solar anular fará com que a noite "chegue mais cedo" ao escurecer a tarde

Redação Publicado em 10/10/2023, às 18h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de eclipse solar anular em andamento no Japão, em 2012 - Getty Images
Fotografia de eclipse solar anular em andamento no Japão, em 2012 - Getty Images

No próximo sábado, 14, ocorrerá um eclipse solar anular que será visível em parte do Brasil. O surpreendente evento astronômico consiste na passagem da Lua na frente do Sol, devido a um raro alinhamento envolvendo o satélite, o astro e o nosso planeta. 

Entenda abaixo as principais informações a respeito do fenômeno que irá escurecer a tarde de sábado temporariamente: 


1. O que é um eclipse solar anular?

Fotografia de eclipse solar anular ocorrido na Escócia em 2003 / Crédito: Divulgação/ Wikimedia Commons

Diferente do eclipse solar total, no anular a Lua não cobre o Sol por completo. Isso pois o satélite estará em uma região de sua órbita conhecida como apogeu, o ponto em que está mais distante da Terra, de forma que ele não tem as dimensões necessárias para tampar o astro no céu. 

Assim, as bordas continuam visíveis, formando um impressionante "anel de fogo". Essa característica peculiar sua, aliás, é o que inspirou o nome do acontecimento: em latim, a palavra usada para descrever dois círculos concêntricos (isso é, um dentro do outro) é "annulus".  

No eclipse que ocorrerá neste final de semana, por sua vez, a Lua vai cobrir 87% do astro. 


2. Qual foi o último, e qual o próximo

O último eclipse solar anular visível a partir do território brasileiro ocorreu em setembro 2006. Na ocasião, porém, apenas o município de Oiapoque, no extremo norte do Amapá, pôde assistir ao evento. 

Eclipses solares ocorrem o tempo todo ao redor do mundo, porém são visíveis para diferentes partes do globo. O próximo que poderá ser apreciado pelos brasileiros, por sua vez, está previsto para ocorrer daqui a 22 anos, conforme informado pelo G1. 


3. Quem vai conseguir ver 

A região Nordeste terá uma visão mais privilegiada para o fenômeno astronômico da próxima tarde de sábado. Os estados da região Norte, à exceção do Acre, também conseguirão acompanhar o evento. 

Infelizmente, para os moradores do restante do Brasil, a experiência do eclipse solar anular será parcial, de maneira que poderá ser vista a sombra da Lua no Sol, mas não chegará a ser formado o belo anel de fogo. 

A melhor capital brasileira para assistir o fenômeno, por sua vez, será João Pessoa, que fica na Paraíba


4. Não pode olhar diretamente! 

Uma das informações mais importantes a respeito do espetáculo visual de sábado é que não se deve assistir um eclipse solar a olho nu.

Pessoas assistindo eclipse na Flórida na em 2017 / Crédito: Getty Images 

Isso porque essa exposição, mesmo que aconteça só por alguns segundos, é capaz de causar danos irreversíveis à retina, conforme alertado pelo Observatório Nacional. Como consequência, o indivíduo pode desenvolver cataratas ou até mesmo cegueira. 

É relevante destacar que óculos de sol, óculos 3D, filmes fotográficos, imagens em raio-X, entre outros materiais improvisados, também não servem para proteger os olhos. O problema não é a claridade necessariamente, mas a radiação ultravioleta liberada pelo Sol. 

Esses itens bloqueiam uma parte da luz, mas os raios ultravioletas ainda vão estar passando; e são eles quem prejudicam a visão. Não é a intensidade da luz, é o tipo de radiação", explicou o astrônomo amador Lauriston Trindade em uma entrevista ao g1. 

5. Como assistir 

Para acompanhar um eclipse solar anular com segurança, é necessário ter materiais específicos para essa finalidade, como óculos de ver eclipse, que já são vendidos com esse nome e estão disponíveis na internet, ou então o Filtro de solda Nº 14, que pode ser adquirido em lojas de material de construção e têm um preço acessível.