Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

8 coisas bizarras encontradas na biblioteca de Osama bin Laden

De textos conspiratórios a planos para destruir os EUA por completo: confira alguns dos documentos intrigantes que o líder terrorista mantinha guardados

Pamela Malva Publicado em 23/11/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O líder terrorista Osama bin Laden - Getty Images
O líder terrorista Osama bin Laden - Getty Images

Todo leitor assíduo tem seu gênero preferido de narrativas e, normalmente, tais livros são guardados com carinho. Mas você já se perguntou o que um terrorista gosta de ler? Em 2015, o Escritório de Inteligência Nacional dos Estados Unidos respondeu essa pergunta.

A agência americana revelou, na época, alguns dos diversos documentos encontrados na biblioteca pessoal de Osama bin Laden, em Abbottabad, no Paquistão.

Confira alguns dos achados alarmantes da coleção do líder da Al-Qaeda.

1. Manuais de software

A biblioteca do terrorista continha 30 manuais técnicos específicos para softwares e hardwares. Entre os programas abordados pelos documentos estavam Photoshop e Dreamweaver. Manuais de uma impressora HP e sobre o antivírus McAfee Virus Scan 6.0 também foram encontrados.

2. Vaga de emprego da Al Qaeda

Como qualquer outra oferta de trabalho, o documento encontrado entre os papéis de bin Laden especificava os requisitos da vaga e fazia perguntas casuais. O texto questionava sobre hobbys e passatempos. Entre os dados exigidos pela oferta estava o pedido de um contato de emergência, para o caso de algum acidente.

3. Documentos financeiros

Entre os papéis encontrados na biblioteca de bin Laden estavam diversos registros de receitas e despesas. A existência desses documentos indica que, como líder de um grupo terrorista e com diversas mulheres e filhos, Osama estava sempre muito atento sobre suas finanças.

4. Woodward, Chomsky e textos de conspiração

Em sua biblioteca, Osama tinha uma coleção de títulos históricos e de conspiração em inglês. Entre eles, Bloodlines do Illuminati se destacava. O livro conta sobre famílias famosas que, supostamente, seriam Illuminati. Além desse, livros sobre política externa, como dois títulos de Noam Chomsky e o livro Guerras de Obama, do jornalista Bob Woodward, estavam na coleção.

5. Cartas para sua esposa

Prevenido, Osama preencheu uma nota com instruções exatas no caso de sua morte. No documento, o terrorista elogia sua esposa e lhe dá a permissão para se casar com outra pessoa uma vez que o homem falecesse. "Se eu for morto e você quiser voltar para sua família, então está tudo bem", escreveu, "mas você tem que criar meus filhos corretamente".

6. Cartas de desconfiança

Em uma de suas cartas, o líder da Al-Qaeda expressou temor por espionagens de iranianos. Nela, bin Laden pediu que seus filhos se certificassem de que suas esposas não tivessem nada que pudesse ser facilmente hackeado. Ele tinha medo que qualquer informação servisse como fonte para espiões iranianos que, segundo ele, "não são confiáveis".

7. Ódio por norte-americanos

Ficou claro, em um documento chamado Relatório sobre as operações externas o desgosto que bin Laden tinha pelos cidadãos dos Estados Unidos. No texto, ele descreveu atentados fracassados contra a embaixada americana na Rússia e contra americanos na Dinamarca. Ele expressou sua frustração: "Má sorte e Deus não estavam do nosso lado".

8. Planos para a destruição dos EUA

Em mais uma das notas divulgadas pela agência americana, o líder reforçou que a organização terrorista deveria atacar os Estados Unidos “por dentro”. Ele assegurou, ainda na carta, que “a opinião pública negativa sobre as guerras já levou os americanos a derrotas no passado”. Indiretamente, Osama quis dizer que a mídia americana desempenharia um papel importante na guerra e nas ações que estariam por vir.


+Saiba mais sobre Osama bin Laden através dos livros abaixo

Procurado: Do 11 de setembro ao ataque a Abbottabad, os dez anos de caça a Osama Bin Laden, Peter L. Bergen (2012)

link- https://amzn.to/2pGDKC8

A morte de Osama Bin Laden, M.W. LucYo (eBook)

link - https://amzn.to/2KNlO01

The Hunt for Osama Bin Laden, Valerie Bodden (2019)

link - https://amzn.to/34ekafs

A caçada, Mark Bowden (2013)

link - https://amzn.to/2XFUqqc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.